Porto Alegre ganhou, nesta terça-feira (1º) uma marca e uma identidade visual para representar a cidade nas redes sociais e em pontos turísticos. A eleição virtual promovida pelo Pacto Alegre para escolher entre as três propostas desenvolvidas desde o final de 2017 de maneira voluntária por vários designers da Capital contou com 10.574 votos. O resultado, no entanto, será conhecido apenas no próximo dia 17, em evento no Farol Santander.
— As possibilidades de uso dessa marca são infinitas. Mapeamos o consumo de três tipos de públicos de Porto Alegre: turista, quem empreende e quem mora. Desenhamos possibilidades de aplicar a marca em pontos de contato para todos eles. Nosso objetivo é gerar autoestima na população, chamar a atenção de quem passa por aqui, ativar a economia através do turismo — explica Daniela Nunes, designer fundadora da “Purpous Marcas com alma” e coordenadora do Marca de POA.
A votação foi encerrada no site do projeto à meia-noite desta terça, em um processo que, segundo Daniela, gerou conexões profissionais entre designers e pode trazer um ganho comunitário à Capital.
— Não tínhamos uma meta de votos e não havia publicidade, pois não tínhamos verba para isso. Passar dos 10 mil votos foi muito positivo. Em pesquisas eleitorais, por exemplo, as amostras são no máximo de 3 a 5 mil. 10 mil votos em uma cidade como Porto Alegre é considerada uma grande amostra — analisa.
Ela explica que a prefeitura contratou o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Estado para construir um plano de comunicação voltado para o turismo da cidade. A parceria está em fase de arrecadação de recursos e aceita conversas com empresas que queiram participar deste desenvolvimento.
— A primeira aparição da marca deve ser em projetos de turismo. Provavelmente um site para ser referência da cidade, um portal para reunir eventos, rotas turísticas e atrações de Porto Alegre — projeta a designer, exemplificando os locais já pensados para colocação de estruturas físicas com a identidade visual: — Pontos estratégicos como o muro da Mauá, a orla do Guaíba, Redenção, Parcão e outros. Sempre que temos a marca em um local “instagramável”, a imagem repercute na rede social e chama também a atenção na paisagem real. E é isso que queremos dar para a cidade, mais fluxo de pessoas e consequentemente uma ativação da economia.