A partir de quinta-feira (17), Porto Alegre terá uma identidade visual exclusiva. Inspirada em Nova York, nos Estados Unidos, e Amsterdam, na Holanda, o Pacto Alegre desenvolveu três alternativas de marcas e ofereceu à cidade para votação popular através de um site. Com mais de 10 mil votos, a marca eleita foi a escolhida por 60% dos participantes, e será revelada no Jornal do Almoço, da RBS TV, a partir do meio dia.
Segundo a comunicação do Pacto, moradores da maioria dos bairros da Capital participaram da escolha. Além disso, 1.400 votos vieram de pessoas em outras cidades do Brasil, e mais de 200, de outros países.
Mais do que lançar a marca, a ideia do Pacto Alegre é estampar a identidade visual em pontos estratégicos da cidade o quanto antes. As plataformas digitais de divulgação do turismo de Porto Alegre, planejadas pelo Sebrae em parceria com a prefeitura devem marcar as primeiras aparições, porém, os organizadores querem fazer um evento presencial para que as pessoas recebam a marca como um presente de aniversário da cidade.
— Como todo o trabalho do Pacto Alegre é voluntário, buscamos empresas que possam entrar como parceiras nessa divulgação e também na promoção dos eventos. Estamos estudando possibilidades e custos para realizar projeções gigantes em monumentos importantes da cidade— comenta Daniela Lompa, designer coordenadora do projeto que resultou na eleição da identidade visual.
Faltando pouco mais de um mês para o aniversário de 250 anos de Porto Alegre, o Pacto pretende repetir aparições virtuais e presenciais ao longo do ano, não apenas no 26 de março, para consolidar a chegada da marca na data comemorativa, ainda que seja fruto de uma iniciativa cultural diferente da organizada pela prefeitura com o selo e calendário oficial dos 250 anos.