Porto Alegre

Para ver de longe
Notícia

Assim como Hollywood, Porto Alegre pode ter letreiro cravado na encosta de um morro

Secretaria Especial dos 250 Anos debate projeto internamente, faz estudos técnicos e busca parcerias para viabilizar ideia

Roger Silva

Enviar email
Omar Freitas / Agencia RBS
Morro da Polícia, na zona leste da Capital, é um dos candidatos a receber o letreiro com o nome da cidade

Porto Alegre pode receber um letreiro com o próprio nome grafado em letras maiúsculas cravadas na encosta de um dos seus maiores morros. Ainda não há um prazo, ou uma escolha de local definido, mas essa é uma das ideias arquitetadas pela Secretaria Extraordinária dos 250 Anos da Capital.

A proposta foi sugerida inicialmente pelo assessor Eduardo Vital e ainda é uma provocação que está sendo tratada pelo secretário Rogério Beidacki entre outras pastas do Executivo municipal.

— Começamos a trabalhar há pouco, ainda vamos pensar em qual o morro ideal para receber o letreiro. Estamos conversando com a Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) para ver onde seria o de melhor visibilidade. Não temos nada definido. Buscamos parceiros para montar isso também — pondera Beidacki.

Segundo o secretário, a cidade vive um momento propício para tais inovações estéticas na paisagem urbana. Tanto com a utilização do selo do aniversário quanto com o lançamento da marca oficial de Porto Alegre, previsto para 17 de fevereiro, são ações que caminham na mesma direção de valorizar a cidade como um polo de atrações turísticas.

— Vemos a ideia de fazer um letreiro como uma oportunidade, e a hora para tentar é agora, com os 250 anos sendo celebrados e a marca sendo lançada. Estamos em um bom momento para estes movimentos, recebemos projetos e sugestões todos os dias. É interessante demais ver que a comunidade está comprando a ideia e vivendo o aniversário — celebra.

Inspiração norte-americana

O famoso letreiro de Hollywood sobre o Monte Lee, nas alturas do bairro homônimo ao norte de Los Angeles, orna a paisagem onde vivem grandes nomes do cinema, da TV e da música. As letras de 15 metros de altura cada foram erguidas em 1923 para promover um empreendimento imobiliário chamado “Hollywoodland”, mas as últimas quatro letras foram retiradas nos anos 1940.

O local, uma das maiores atrações turísticas de Los Angeles, foi então ameaçado de extinção, quando os proprietários das terras a seus pés pensaram em vender seus lotes. Mas o falecido Hugh Hefner, magnata do grupo Playboy, então com sede em Los Angeles, ajudou a deixar as letras em segurança em 2010, com a ajuda do governador da Califórnia na época, Arnold Schwarzenegger, e outras celebridades, como Steven Spielberg e Tom Hanks. 

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Hoje de domingo

05:00 - 06:00