Porto Alegre será uma cidade melhor a partir deste sábado (23). Muito melhor. A inauguração do trecho 3 da Orla do Guaíba, um imenso complexo esportivo a céu aberto, aproxima a Capital de um conceito cada vez mais valorizado por urbanistas do mundo inteiro: chama-se cidade saudável.
Além da maior pista de skate da América Latina, o espaço terá academias ao ar livre e 29 quadras – de futebol, tênis, beach tennis, vôlei etc. Alguém talvez diga que é um excesso, mas não. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), governos que investem em opções saudáveis de lazer estão, na verdade, poupando dinheiro. A cada dólar aplicado na promoção de atividades físicas, economiza-se três em despesas com saúde.
Ou seja: quanto mais infraestrutura uma cidade tem para a prática de esportes, mais a população vai introjetando uma cultura de valorização da rotina saudável. Porque esse estilo de vida passa a fazer parte da própria paisagem, da geografia, da formatação urbana do município.
Já se percebe essa tendência na popularização de ciclovias e nos equipamentos para se exercitar em praças. Mas ainda são poucas as cidades que oferecem alternativas de alto nível acessíveis a todos os públicos. Esse é o diferencial do trecho 3 – que, não custa lembrar, é só um pedaço de uma Orla que, conforme avança nas revitalizações, começa a reunir perfis de uso absolutamente distintos.
Por exemplo: ao lado do setor esportivo, temos a região do Anfiteatro Pôr do Sol, que será dedicada especialmente a eventos – o edital de licitação está previsto para 2022. Daqui a cinco meses fica pronto o parque em frente ao Pontal Shopping, que terá uma intensa atividade comercial no entorno do empreendimento em construção.
Já no Cais Mauá, como o Embarcadero pressagia, a gastronomia será uma grande aposta – mas o lugar é tão grande que até campus universitário e hub de tecnologia podem se instalar ali. Ainda tem a Usina do Gasômetro, que será o centro cultural da nova Orla, e o já inaugurado trecho 1, com uma proposta mais contemplativa. Também vale incluir o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (o Harmonia), concedido à iniciativa privada para receber dezenas de atrações dedicadas à cultura do Rio Grande do Sul.
Não há dúvida, Porto Alegre se encaminha para ser, definitivamente, uma cidade bem melhor.