É a melhor coisa que aconteceu em Porto Alegre nos últimos tempos. Nem o show do Paul em 2010 (o do ano passado eu achei ruim), nem o Tri da Libertadores do Grêmio (o Bi do Inter eu achei ruim), nada supera o sentimento de orgulho que vem tomando as multidões à beira do Guaíba.
A cidade precisava de uma injeção de ânimo, de um solavanco de autoestima. Nunca tinha visto, como vi no fim de semana, tanto porto-alegrense envaidecido com o lugar onde mora – era uma enxurrada de fotos no Instagram, e eram dezenas de milhares de pessoas simplesmente caminhando ou sentando ou sorrindo naquele quilômetro de orla.
Porto Alegre ganhou entusiasmo, vibração, frescor, identidade. Porto Alegre é bonita, estamos descobrindo isso: aquela profusão de vermelhos e laranjas que se derrama à tardinha sobre o Guaíba, agora dá para chamar alguém de fora e dizer "cara, preciso te mostrar aquilo".
É chover no molhado lembrar que a cidade ainda é cheia de problemas – a questão é que agora ela tem um triunfo. Há quanto tempo não tínhamos um triunfo para celebrar? E o nosso triunfo se chama Guaíba: ele agora, finalmente, se exibe de frente para nós.