Uma passarela panorâmica sobre as árvores, uma megarroda-gigante com vista do Guaíba e uma catarata artificial que imita o Salto do Yucumã são algumas das atrações planejadas pelo consórcio que assinou nesta segunda-feira (2) a ordem de início da concessão do Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Chamado carinhosamente de Harmonia, ele será transformado em um um parque temático em homenagem à cultura gaúcha nos próximos quatro anos.
Formado pelas empresas Grupo Austral e 3M Produções e Eventos, o consórcio GAM3 Parks assumiu a operação pelo período de 35 anos e deve investir mais de R$ 281 milhões na área (valor previsto em contrato).
O diretor de Negócios da GAM3 Parks, Vinícius Garcia, garante que será um dos maiores parques temáticos em capitais do país. Segundo Garcia, o novo Harmonia fortalecerá o turismo de Porto Alegre, cativando os turistas que vêm para a serra gaúcha, por exemplo, para ficar pelo menos um ou dois dias na Capital.
— Queremos vender nossa cultura para fora — diz.
Não haverá cobrança de ingresso para entrar no parque, apenas para usufruir de parte das atrações.
— Teremos atrações pagas, mas haverá muitas atrações gratuitas. O Harmonia continua sendo um parque público, sempre vai ser — destaca Vinicius.
A assinatura da concessão não significa que o consórcio poderá começar, a partir de já, as obras e atrações: a prefeitura precisa aprovar o estudo de viabilidade urbanística (EVU) e as licenças.
Os trabalhos devem levar quatro anos: 36 meses para as intervenções de infraestrutura, incluindo drenagem, trabalhos subterrâneos e iluminação, e mais 12 na construção das edificações. Mesmo durante as intervenções, o parque não será fechado à população: a ideia é fazer as obras por partes.
Áreas e principais atrações planejadas
Terra Ancestral
- É onde ficaria um parque de dinossauros gaúchos da época do Triássico, descobertos no sítio paleontológico da região central do Estado. Serão construídos em tamanho próximo ao real, e alguns deles devem ter tecnologia de animatronic, ou seja, farão movimentos e sons.
- Uma passarela panorâmica sobre as árvores deve ser a entrada mais disputada do parque, pela área da Terra Ancestral. Ela deve ter visão panorâmica da orla do Guaíba — ainda não confirmada, a altura é estimada preliminarmente em 20 metros. Junto, há um belvedere com subida em espiral, chamado de Mirante do Quero-Quero.
- Estão previstos restaurantes temáticos do Salto do Yucumã, considerada a mais extensa queda longitudinal do mundo. A ideia do consórcio é fazer uma catarata artificial junto de três restaurantes que terão vista para o Guaíba.
- Entre os equipamentos de diversão para crianças e jovens, haveria uma montanha-russa customizada com elementos da lenda do Boi Tatá.
Jornada dos Imigrantes
- Neste espaço, ficaria a Vila Alemã e a Vila Italiana, espaços com construções que imitam a arquitetura típica, onde haverá lojas e operações gastronômicas temáticas. Um carrossel, como os que existem espalhados pela Itália, será uma das atrações.
- Haveria também um playground lúdico para as crianças com alusão aos imigrantes, contando um pouco a história da imigração no Estado.
- Também ficaria aqui a megarroda-gigante, inspirada nos equipamentos que existem em Balneário Camboriú, Rio de Janeiro e Londres. Ela teria cerca de 80 metros de altura, com cabines fechadas e climatizadas para até seis pessoas.
Origens do povo
- Esse vai ser o principal espaço para falar do folclore e da história gaúcha. Haveria três parques infantis alusivos às lendas do Negrinho do Pastoreio, do Sepé Tiaraju e da Salamanca do Jarau.
- A ideia é fazer também uma Praça da Colônia Africana, trazendo a história do negro no Estado e também dos Lanceiros Negros da Revolução Farroupilha.
- A churrascaria Galpão Crioulo também deve ser reformada e ampliada, e também agregaria um viés didático, contando a história do churrasco gaúcho.
Praça da Harmonia
- Ela deve ser “o coração” do parque. Seria cercada por bares, restaurantes e lojas, parte delas de acessórios para churrasco e vestimenta tradicionalista.
- Também está previsto um espaço homenageando a dupla Gre-Nal, com salas onde será possível reviver os grandes momentos dos clubes.
O Amanhã
- A Casa do Gaúcho vai ser reformada e seguirá sendo um espaço de eventos. Ao redor dela, seria construído um museu que trata do passado, do presente e do futuro do Estado, abordando iniciativas de inovação e a indústria 4.0
- Também há previsão de instalar um cinema 7D, com diferentes vídeos em exibição, incluindo algum que trate da cultura do gaúcho.
- Também ficaria aqui a estação principal de um trem sobre rodas, veículo que circularia por todo o parque e pela orla do Guaíba.
Terra Farroupilha
- Esse será o espaço dedicado a grandes eventos, especialmente, o Acampamento Farroupilha. A concessionária quer realizar ainda uma Oktoberfest e festivais de cerveja artesanal, das etnias, de inverno, entre outros.
- Também seria feito nesse espaço o Caminho da Revolução Farroupilha, um circuito contando a história da guerra que ocorreu no Estado entre 1835 e 1845. Ainda não se definiu qual o formato, se terá elementos audiovisuais, totens informativos ou outros.
- No Recanto da Erva Mate, seria contada de alguma forma a lenda da erva-mate. E teria uma área renovada de churrasqueiras.
- No Recanto da Poesia, ficaria a estátua em homenagem a Jayme Caetano Braun, restaurada, e possivelmente outros monumentos de artistas gaúchos.