Apresentando planos como show de drones e espetáculo de águas dançantes no trecho 1 da Orla e uma mega roda-gigante no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o consórcio vencedor da licitação assinou, com o prefeito Sebastião Melo, a ordem de início da concessão dessas duas áreas na tarde desta segunda-feira (2), na Churrascaria Galpão Crioulo.
A concessionária GAM3 Parks, formada pelas empresas Grupo Austral e 3M Produções e Eventos, assumiu oficialmente a operação pelo período de 35 anos, no primeiro modelo de parceria com a iniciativa privada de um parque público de Porto Alegre.
Pelo contrato, a empresa fica responsável por gestão, zeladoria, limpeza, cuidado com meio ambiente, segurança, entre outros pontos, mas também deve transformar o Harmonia, como é chamado carinhosamente, em um parque temático em homenagem à cultura gaúcha.
Em diferentes núcleos, estão previstas área com réplicas dos dinossauros cujos fósseis foram encontrados na região central do Estado, vilas temáticas da imigração alemã e italiana, um museu em homenagem ao gaúcho, mirante e uma passarela com vista privilegiada do parque, um restaurante que fará alusão ao Salto do Yacumã, com direito a uma queda d’água artificial, salas da dupla Gre-Nal, onde será possível reviver os melhores momentos dos clubes, e mais de 40 operações de gastronomia e comércio temático do Rio Grande do Sul. A ideia da super roda-gigante, que acabou não vingando nos planos de concessão do trecho 2 da orla, acabou comprada por esse consórcio.
— A gente quer ter um equipamento maravilhoso, do porte de Balneário Camboriú (SC), Londres (Inglaterra) e Rio de Janeiro — diz o diretor de Negócios da GAM3 Parks, Vinícius Garcia.
O espaço para a realização do Acampamento Farroupilha está assegurado, e a concessionária ainda visa realizar outros eventos ao longo do ano, como uma Oktoberfest.
O consórcio também já passou a reforçar a segurança e a limpeza da trecho 1 da orla, junto com o poder público. Os planos apresentados pela GAM3 Parks para esse espaço incluem atrações como shows de drones iluminados à noite, ao exemplo do que foi feito na abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio no mês passado, bumper boat — barcos parecidos com carrinhos de bate-bate dentro do Guaíba —, aluguel de barquinhos de controle remoto, de caiaque e de prancha de stand up paddle e espetáculo de águas dançantes.
— Toda vez que a gente viaja, encontra shows ícones daquele lugar, como o acendimento das luzes na Torre Eiffel, em Paris. Aqui, o pôr do sol no Guaíba é nosso maior presente. E nós queríamos trazer esses ícones marcantes também — destaca Carla Deboni, diretora administrativa da GAM3.
Mas a assinatura da concessão não significa que o consórcio poderá começar, a partir de já, as obras e atrações no Harmonia e na Orla. Isso porque a prefeitura ainda precisa aprovar o estudo de viabilidade urbanística (EVU) e as licenças para começar os trabalhos. No que tange ao Guaíba, a Marinha também precisa autorizar.
Durante a cerimônia, Melo falou sobre a importância dessa concessão para o turismo de Porto Alegre e, sem prometer nada, falou sobre a localização da Estátua do Laçador.
— O Laçador é muito pouco visitado onde está —disse.
A concessionária já revelou seu interesse em levar o monumento do escultor pelotense Antônio Caringi para o Parque Harmonia.