Além de ser a maior da América Latina, a pista de skate do trecho 3 da orla do Guaíba inclui um discreto roteiro da história do esporte em Porto Alegre. Três picos do skate em Porto Alegre viraram obstáculos na pista de modalidade street: o corrimão da Câmara Municipal, os bancos do calçadão de Ipanema e a ponte em curva da Praça Itália.
Ao lado de cada releitura, há um QR Code que leva à foto dos objetos originais com um contexto da sua história e informações sobre as manobras para que costumam servir.
O presidente da Federação Gaúcha de Skate, Regis Lannig, destaca que, nos testes realizados no local, já deu pra ver que esses obstáculos eram os preferidos dos skatistas.
— Eu achei a ideia bem legal, traz a cara do skate de rua de Porto Alegre para dentro da pista — destaca.
A ponte da Praça Itália, ao lado do Shopping Praia de Belas, chama atenção dos skatistas desde sua inauguração, pela plasticidade do seu desenho ondulado e pelos materiais com que foi construída, segundo o texto revelado pelo roteiro.
Seu revestimento em tijolos cerâmicos gera um resultado visual e sonoro inusitado na execução de manobras. A vantagem é que, na ponte da pista da Orla, não há o risco de os skates caírem na água — o que muito aconteceu na praça, já que nas proximidades há um laguinho.
Os bancos da orla de Ipanema são muito usados por permitir a execução de extensas linhas de manobras de borda, quando o skatista desliza com os eixos (grinds) ou com a tábua (slides). O corrimão da Câmara, por suas vez, já foi usado por skatistas do mundo inteiro que passaram pela cidade, retratado em importantes capas de revistas do esporte.
A pista e todo o novo trecho revitalizado serão abertos ao público neste sábado (23). As grades que cercaram o parque durante a execução da obra começarão a ser retiradas às 9h.