Talvez as águas dançantes mais famosas do mundo estejam em Las Vegas, no lago artificial em frente ao hotel Bellagio – se você viu Onze Homens e um Segredo, sabe do que se trata –, mas Dubai e Barcelona também oferecem shows aquáticos memoráveis.
A novidade é que Porto Alegre vai entrar no rol de cidades com esse tipo de espetáculo. Serão mais de 200 jatos d'água brotando do Guaíba, em uma coreografia com música e luzes que, segundo seus idealizadores, será ainda mais vistosa que atrações conhecidas no planeta inteiro.
– A nossa vai ser mais espetacular que a do Bellagio, em Las Vegas, porque terá uma tecnologia mais atualizada. Certamente será uma das mais modernas do mundo – promete Ricardo Jornada, diretor corporativo da SVB, que é a sócia majoritária do Pontal Shopping, empreendimento em construção à beira do Guaíba, no terreno do antigo Estaleiro Só.
A ideia é transformar a chamada Aquarela do Pontal em um novo ícone da cidade. Essa intenção, aliás, de criar atrativos emblemáticos – como a imensa roda-gigante prevista para o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, ou a praça suspensa que a prefeitura planeja erguer sobre a linha do trensurb – tem sido uma tônica frequente nas discussões sobre o futuro turístico de Porto Alegre.
Não surpreende, claro, que os novos símbolos busquem sempre uma aproximação dos visitantes com o Guaíba. No caso das águas dançantes, elas serão instaladas em uma balsa a 30 metros da Orla, em frente ao parque público que será inaugurado no entorno do futuro shopping – o mesmo empreendimento ainda terá um hotel do grupo Hilton, um hub de saúde e uma casa de shows, além de operações inéditas na Capital, como o Hard Rock Café.
A grande diferença da Aquarela do Pontal em relação à atração de Las Vegas, por exemplo, é que aqui qualquer imagem poderá ser reproduzida nos jatos d'água. Ou seja, mais do que se movimentar em sincronia com a música, os 203 chafarizes servirão de tela para receber projeções – a estimativa é de que essa tela alcance um tamanho de mil metros quadrados.
– São inúmeras possibilidades que nos permitirão criar uma série de shows temáticos, inclusive em menção à Semana Farroupilha, ao Dia das Mães, ao Natal, à Páscoa. E teremos pelo menos dois espetáculos por dia nos finais de semana: um no pôr do sol e outro à noite – adianta Ricardo Jornada, lembrando que toda apresentação será gratuita e aberta ao público.
Importadas da Alemanha, com sistema de som da Bélgica, as águas dançantes devem fazer sua estreia na primavera de 2022, quando o Pontal Shopping será inaugurado. O parque, vale lembrar, deve ser aberto ao público antes disso, em março do ano que vem.