Porto Alegre e Gramado são as duas cidades gaúchas que figuram entre os 25 destinos brasileiros que devem ser destaque no turismo em 2022, segundo análise feita pelo Ministério do Turismo por meio da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur). A pasta publicou, na primeira quinzena de fevereiro, a Revista de Tendências do Turismo, que reúne as principais atividades que devem impulsionar a retomada do turismo neste ano em que a pandemia de coronavírus dá sinais de arrefecer.
Os dados e informações para elaboração da revista foram colhidos de relatórios de instituições, como o Sebrae, de empresas e consultorias nacionais e internacionais e de plataformas de viagem e locação, como TripAdvisor e Booking, entre outros. Um dos destaques do boletim é o caravanismo, que ganhou força durante a pandemia e consiste no ato de viajar a bordo de um veículo que, além de meio de transporte, funciona como uma espécie de acampamento. Outra tendência marcante é a busca por destinos seguros do ponto de vista sanitário.
Depois de dois anos convivendo com medidas restritivas e de isolamento, viajar para compensar o tempo perdido se tornou um movimento natural, aponta a publicação, e também está em alta investir em destinos e serviços de luxo. Como um dos muitos efeitos da pandemia e do trabalho não presencial, ganhou destaque o conceito de "Workation" (combinação das palavras em inglês "work", trabalhar, e "vacation", férias) que possibilita que viajantes trabalhem de qualquer lugar, permitindo unir labuta e lazer após o expediente, em diferentes cenários.
Confira alguns destaques turísticos das cidades gaúchas destacadas no relatório de tendências e, a seguir, a lista dos 25 destinos brasileiros.
Porto Alegre
De olho no turismo de experiência, natureza e bem-estar, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, Rodrigo Lorenzoni, destaca que os Caminhos Rurais compõem um roteiro turístico que não pode deixar de ser explorado pelo turista. O itinerário reúne uma série de propriedades rurais onde o visitante encontra agricultura agroecológica, passeios a cavalo, contato com a natureza e mais. Alguns exemplos de propriedades que fazem parte do roteiro são o Sítio do Mato, a Granja Lia e a Cabanha Costa do Cerro.
— É um espaço que fala muito da tradição porto-alegrense e gaúcha e que tem espaços para contemplação, gastronomia, trilhas, tirolesa, propriedades rurais onde é possível desfrutar de um piquenique e as crianças podem interagir com animais da fazenda. Uma das principais ações da secretaria tem sido reconectar a prefeitura com os seus caminhos rurais, ajustado a um entendimento das novas tendências do turismo — afirma o secretário.
Na região mais central de Porto Alegre, alguns atrativos imperdíveis, segundo Lorenzoni, são a orla do Guaíba revitalizada, principalmente o trecho 3 (que foi entregue à população em outubro de 2021) as atrações do Cais Embarcadero, o Mercado Público — cuja gastronomia opera também aos domingos — e a variada gama de opções de gastronomia e de microcervejarias na cidade.
Gramado
A cidade da Serra destaca-se na publicação do Ministério do Turismo como o único município brasileiro que apareceu na lista elaborada pelo Booking dos oito destinos-tendência no mundo para conhecer em 2022 . Gramado é reconhecida pelo charme das lojas de chocolates e de malhas, pelo visual de suas ruas, casas e pousadas e pela qualidade da gastronomia, com destaque para os restaurantes especializados em fondue. Também está inserida na Rota Romântica, um circuito que passa por 13 municípios do Estado e que tem reunido viajantes interessados em cicloturismo, turismo de natureza e de gastronomia. Alguns dos endereços mais visitados de Gramado são a Paróquia São Pedro (na imagem acima), o Lago Negro, a Rua Coberta e os parques temáticos.
— Gramado é uma cidade que encanta e surpreende, pois o visitante sempre encontra um atrativo novo, um restaurante novo, uma rua revitalizada, canteiros floridos. A gente sempre procura renovar a cidade — afirma a secretária de Turismo e presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk.
Para além dos pontos turísticos já consolidados, a secretária garante que o visitante da Serra encontrará neste ano uma programação cultural extensa e renovada. No momento, ocorre a 1ª Vindima em Gramado, focada na produção e na degustação de sucos e vinhos. O evento começou em 10 de fevereiro a vai até o dia 6 de março. Depois, a cidade inicia os preparativos para a Páscoa.
— Faremos uma Páscoa espetacular, já que faz dois anos que a cidade não tem Páscoa em função da pandemia. Pela primeira vez vamos ter desfile-show de Páscoa. Serão nove apresentações, com cantores ao vivo e aquela mesma grandiosidade que os eventos de Natal costumam ter — afirma a secretária.
A cidade também prepara o lançamento de um novo roteiro de agroturismo na região durante a Festa da Colônia, marcada para maio, que voltará a ter o desfile de carretas nesta edição. Em agosto, começam as comemorações dos 50 anos do Festival de Cinema de Gramado, desta vez realizadas por mais tempo, ao longo de duas semanas. Em setembro, vários pontos da cidade integram o Festival de Gastronomia. E a partir de outubro, o foco total é no Natal Luz. A dica é que os turistas fiquem atentos ao calendário de eventos do município.
As apostas do turismo brasileiro para 2022
- Alter do Chão (PA)
- Belém (PA)
- Boa Vista (RR)
- Bonito (MS)
- Campos do Jordão (SP)
- Chapada dos Veadeiros (Alto Paraíso e Cavalcante-GO)
- Fernando de Noronha (PE)
- Florianópolis (SC)
- Fortaleza (CE)
- Gramado (RS)
- Ilhabela (SP)
- Jalapão (TO)
- João Pessoa (PB)
- Maceió (AL)
- Natal (RN)
- Paraty (RJ)
- Pirenópolis (GO)
- Porto Alegre (RS)
- Porto de Galinhas (Ipojuca-PE)
- Porto Seguro (BA)
- Praia Grande (SC)
- Rio de Janeiro (RJ)
- São Paulo (SP)
- Serra da Capivara (PI)
- Ubatuba (SP)