Daniela Nunes (*) e Jorge Audy (**)
Ao longo dos últimos anos, Porto Alegre está se reencontrando com a criatividade, com a inovação e com as pessoas. Temos visto muita gente envolvida, inquieta com o nosso futuro e desejando melhorar a cidade. No mundo real e no imaginário da nossa gente. Projetos como o Pacto Alegre, o Festival POA 2022, o Instituto Caldeira, o NAU e os novos hubs de inovação da cidade são expressões desta transformação. Que se conectam a ambientes consolidados de inovação da cidade, como o Tecnopuc, o Tecnosinos e o Zenit. Nossas pontes com o futuro. Que se somam a ações consolidadas na área cultural, como a Ospa, o Porto Alegre em Cena, a Feira do Livro, o Sarau Elétrico e a Bienal do Mercosul.
O South Summit e a Marca de POA são dois exemplos de alto nível desta atual transformação. Projetos para reposicionar nossa cidade, nos nossos corações e na sociedade global que vivemos.
A Marca de POA tornou-se conhecida neste mês. Desenvolvida de forma voluntária e colaborativa, escolhida em escuta pública por mais de 10 mil pessoas, é um símbolo de um olhar de otimismo para o futuro. Um posicionamento importante neste momento, que fala de novos horizontes, da nossa relação com a orla e com as águas que nos abraçam e nos definem e, acima de tudo, de encontro.
Ao completarmos 250 anos, temos uma mensagem de grande potência como ponto de partida da marca: participação e colaboração. Foi assim que o Pacto Alegre e a Marca de POA foram construídos.
Os dois projetos, que se encontraram em 2019, buscam criar uma cidade que atraia gente, talentos, um lugar onde as pessoas queiram construir seu futuro e abrir seus horizontes. Não queremos reter talentos, prender as pessoas. Queremos atrair gente, queremos viver em um lugar no mundo onde as pessoas de todos os cantos queiram vir, queiram fazer parte do que construímos aqui. Ao atrair pessoas, teremos o efeito de manter nossa gente, de oferecer um lugar onde todos possam se realizar, um lugar de onde possam sair para o mundo e guardar na alma o lugar da volta, do reencontro consigo mesmo, com suas origens, com sua tradição. Nossa Porto Alegre. Porto de partida para alguns, Porto de acolhimento e chegada para todos.
A Marca de POA finalmente é uma realidade. Quais os próximos passos? O que vem pela frente?
O objetivo é que a marca e sua identidade visual se espalhem pela cidade, que sejam um veículo de comunicação de Porto Alegre com seus moradores e visitantes. Uma identidade visual que ajude a destacar a cidade no cenário local, nacional e internacional. Que permeie projetos como o Centro +, como as novas fronteiras da cidade, seja na Zona Norte, com o projeto do Quarto Distrito, seja na Zona Sul, nos novos espaços da Restinga.
É importante que se entenda que este é um processo inovador, sem precedentes entre nós, e que vai sendo cocriado e viabilizado a cada etapa. Na fase de pesquisas foram entendidos muitos atributos importantes da cidade. Agora a marca e a nova identidade deverão ser trabalhadas para criar espaços de experiência que reforcem estes pontos positivos de Porto Alegre.
Uma das áreas importantes a ser destacada é a cena cultural da cidade. Artes, eventos, gastronomia são excelentes estímulos ao convívio social e ao turismo, incluindo o de negócios. Nesta próxima etapa, esse é um dos pilares onde acreditamos que a cidade deva investir. Valorizando e apoiando as diferentes tribos, bairros e crenças para criar um todo forte, diverso, pulsante e atrativo.
Outro atributo que as pessoas esperam de Porto Alegre é a qualidade de vida. Nossa cidade, banhada pelo Guaíba, é extremamente linda e agradável, arborizada e cheia de parques. Nossa capital conta com uma grande produção agroecológica e é a segunda capital com maior área rural do país. Foi anunciado que vamos ganhar um investimento grande em ciclovias.
É possível, com a marca, dar destaque e visibilidade a tudo isto através de uma identidade alinhada aplicada nestes espaços. A marca poderá falar pela cidade através de sites, aplicativos e guias que valorizem e contem as histórias dos lugares e eventos. O mobiliário urbano poderá ser repensado criando relação com a identidade. A identidade visual poderá sinalizar estes espaços especiais e permitir que as pessoas os identifiquem mais facilmente.
Temos uma nova marca para construir. Uma nova "Marca de POA". Que alarga nossos HORIZONTES. Que soma. Que nos une. O Pacto Alegre nos convida a todos a construirmos JUNTOS algo maior do que cada um de nós, algo que seja feito para durar, que nos ajude a destacar nossos potenciais quando comemoramos 250 anos de um Porto muito Alegre!
(*) Designer, especialista em branding, CEO da Purpous Marcas com Alma
(**) Superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS