O leilão para a venda de dois ônibus da Linha Turismo da Carris terminou novamente sem interessados nesta terça-feira (1°). O pregão estava programado originalmente para ser realizado na semana passada, porém, não houve interessados na ocasião. De acordo com a Carris, ainda não há decisão sobre um possível reagendamento do certame ou seu encerramento.
— Adiamos (na semana passada) para podermos trabalhar melhor a divulgação e também possibilitar mais tempo para inspeção dos ônibus por interessados— disse Mauricio Cunha, presidente da Carris.
Os coletivos da marca Mercedes-Benz são de 2011, modelo 2012, com capacidade para transportar 75 pessoas em dois andares. As regras do processo de alienação dos veículos e as condições para participação, credenciamento e descrição dos procedimentos estão publicadas no Portal de Pregões Eletrônicos do Banrisul. O lance mínimo é de R$ 629 mil.
— Tivemos algumas visitas na semana passada de potenciais compradores que verificaram e gostaram muito do estado dos ônibus — disse Cunha, apesar de nenhuma empresa ter se manifestado nesta terça.
Os tradicionais ônibus com bancos no topo saíram de operação em março de 2020, por conta da pandemia de covid-19. O serviço passará a ser oferecido por empresas, que ainda buscam a aprovação da prefeitura, a partir de fevereiro.
O Grupo Brocker, de forte atuação em Gramado e Canela, chegou a se interessar pelos veículos leiloados, realizou a vistoria dos ônibus, porém não efetuou lances. Entretanto, essa decisão ainda não é definitiva.
— Nos interessamos, mas os veículos estão num valor muito acima do preço de mercado — comenta Rafael Adam, gerente do Bustour, uma das empresas de holding do Grupo Brocker. Conforme informou, se os valores se aproximarem do que acredita ser o ideal, haverá oferta concreta.
A Linha Turismo funcionava desde 2003. Em seu passeio pela região central de Porto Alegre, contava com descrições históricas, arquitetônicas e culturais da cidade. O tour cervejeiro, pela zona rural ou pelos monumentos da cidade também são opções de roteiros que as empresas poderão assumir.