A retomada das obras de revitalização do Cine Imperial, localizado em frente à Praça da Alfândega, foi confirmada nesta segunda-feira (31) pela Caixa Econômica Federal à prefeitura de Porto Alegre. Os trabalhos recomeçarão em setembro.
— O contrato do banco com a prefeitura para a recuperação desse espaço cultural se arrasta desde 2004 — afirmou o prefeito Sebastião Melo. — A Capital terá mais um espaço revitalizado para oferecer cultura aos porto-alegrenses e aos turistas.
As obras foram paralisadas em setembro de 2017. As melhorias são contrapartida da instalação do Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal nos primeiros andares do prédio.
O edifício do Cine Imperial, de 1931, foi um dos primeiros arranha-céus da cidade. Ele era ladeado por casarios, que foram derrubados e deram lugar, nos últimos anos da década de 1930, ao edifício do Clube do Comércio.
Conforme a prefeitura, o cinema tinha 1.632 lugares, "garantia boa visibilidade em qualquer ponto da sala e foi palco de grandes espetáculos". É um dos grandes exemplares da art déco no Brasil. Passou por duas reformas, em 1960 e 1987, quando foi inaugurado o Cinema Guarani, e, em abril de 2004 foi tombado como patrimônio histórico municipal.