O ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Paulo Alvim, confirmou presença na South Summit Brazil, feira que será realizada em Porto Alegre entre os dias 4 e 6 de maio. A garantia foi dada por ele próprio ao deputado estadual Frederico Antunes (PP-RS), líder do governo na Assembleia Legislativa. O ministro também participará de agendas paralelas ao evento que serão realizadas na Assembleia.
Antunes é presidente da subcomissão que trata dos preparativos para a South Summit e esteve em Madri, quando o então governador Eduardo Leite e o prefeito Sebastião Melo conseguiram a confirmação da edição brasileira do evento. O deputado se reuniu com o ministro nesta segunda-feira (18) em Brasília. Participaram do encontro o secretário estadual de Inovação, Alsones Balestrin, e a secretária de Relações Federativas, Patrícia Kotlinski.
Licitação
Ainda nesta segunda, a coluna noticiou que está definida a empresa que montará a South Summit. De São Paulo, a DMDL Montagens de Stands ganhou a licitação conduzida pela Secretaria Estadual do Planejamento, Governança e Gestão. No portfólio dela, estão eventos como Fórmula 1 e Copa América. O pregão eletrônico foi no valor de R$ 6,35 milhões, recurso que é a contrapartida do Estado. Os armazéns já estão em reforma há algum tempo. O secretário Claudio Gastal informa que transformadores de energia também já foram instalados.
Na semana passada, saiu a lista das 50 startups finalistas da competição da South Summit. Os escolhidos terão a oportunidade de acessar uma rede exclusiva, com reuniões com investidores e corporações, e receberão também aconselhamento e orientação para melhorar a visibilidade. A South Summit tem, como característica principal, ser um espaço para que esses empreendedores conquistem aportes de grandes fundos de investimento para expandir os negócios. Desde que foi criado, há 10 anos, o evento já mobilizou US$ 8,2 bilhões para isso.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.