Porto Alegre sediará pela segunda vez o South Summit Brasil em 2023. O pré-lançamento ocorre nesta quarta-feira (26), às 18h, no InovaBra Habitat, que é um hub de inovação do Bradesco, em São Paulo. A venda do primeiro lote de ingressos começa no mesmo dia e horário e segue até 30 de novembro. Os valores partem de R$ 499 e variam de acordo com a categoria escolhida — attendee, business e executive. O link ainda será divulgado pelos organizadores. Também está previsto outro lançamento, na própria capital gaúcha.
O South Summit, reconhecido como uma plataforma global para inovação e conexões, será realizado em 29, 30 e 31 de março, novamente nos armazéns do Cais Mauá, às margens do Guaíba, no Centro Histórico.
O diretor-geral do South Summit, Thiago Ribeiro, compartilha o que se pode esperar da próxima edição na Capital.
— Teremos um evento da mesma dimensão e grandeza, porém muito mais qualificado — promete, elencando vários ganhos que a cidade teve ao sediar o South Summit em 2022, inclusive revelando que 183 jatos particulares pousaram no aeroporto Salgado Filho durante os três dias do evento.
Conforme o CEO, haverá melhora na oferta da gastronomia, conectividade, mobilidade e acessibilidade — um dos pontos que deixaram a desejar na primeira edição — ao Cais Mauá. Porém, a estrutura do local não deverá ser ampliada.
— Não desejamos um evento maior. Queremos o South Summit Brasil 2023 mais qualificado — repete, dizendo que a organização trabalha novamente com um público de 20 mil pessoas.
A organização não antecipa quais serão as novidades, mas as expectativas são grandes.
— Nossa percepção é de uma adesão muito grande. Todo mundo que esteve deseja voltar, e tem sinalizado isso — conta Ribeiro.
— A preparação para o evento do próximo ano está bastante avançada — garante Eduardo Lorea, diretor Latam do South Summit Brasil 2023.
Palestrantes e embaixadores
Não desejamos um evento maior. Queremos o South Summit Brasil 2023 mais qualificado
THIAGO RIBEIRO
CEO do South Summit Brasil
Entre os palestrantes do próximo South Summit estarão nomes como Sandra Uwera, CEO global da Fairtrade na Zâmbia; Alfonso de los Rios, CEO & co-fundador do Nowports do México; Ruchika Sikri, general partner & principal da Wisdom Venture dos Estados Unidos; Daniel Izzo, CEO da Vox Capital do Brasil; Celso Athayde, CEO e executivo Social da Favela Holding e CUFA do Brasil; e Marcelo Lacerda, chairman da Magnopus.
Alguns dos chamados embaixadores, responsáveis por fazer o engajamento das startups com suas comunidades, serão Gabriela Alencar, head de projetos da Porto Digital; Rafael Chanin, head no Tecnopuc Startups; Renata Zanutto, co-head do CUBO ITAÚ; e Luciana Homrich, head de startups na Innoscience. Também terão como missão organizar warmups até a data do evento, abrir portas com entidades de inovação para parcerias de apoio e potenciais patrocinadores, e divulgar a competição de startups nos eventos de que participarem.
Inscrições de startups
Cinco meses antes da próxima edição, as inscrições para a competição de startups já estão abertas. Projetos de qualquer parte do mundo, dos mais variados setores e fases de desenvolvimento são aceitos para o encontro global. Na edição deste ano, foram mais de mil startups inscritas na etapa preliminar de 76 países. Desse montante, 50 foram selecionadas para a final, sendo 17 delas gaúchas e, destas, 10 porto-alegrenses.
As inscrições permanecem abertas até dezembro e podem ser feitas no site oficial do evento. Após se inscrever, a startup passa pelo crivo de um comitê de especialistas, que leva em consideração critérios como inovação, viabilidade, escalabilidade, sustentabilidade, equipe e interesse de possíveis investidores. As 50 finalistas garantem o direito de apresentar seus projetos no South Summit Brasil. Cinco delas saem vencedoras em cinco categorias diferentes.
A YoursBank foi a grande vencedora das disputas deste ano. A Pix Force levou o troféu na categoria Mais Inovadora; a Aprix ganhou Melhor Time; a SoluBio foi a Mais Sustentável e a Genially ficou com o troféu de Mais Escalável.
Em uma década de existência, a Competição de Startups movimentou US$ 9,7 bilhões e contou com a participação de um total de 25 mil startups de 125 países diferentes. Muitas delas se tornaram unicórnios — termo que define uma startup que atinge uma avaliação de mercado (valuation) de pelo menos US$ 1 bilhão — após a competição.
Primeira edição
A primeira edição em Porto Alegre reuniu mais de 500 palestrantes nacionais e internacionais. Durante três dias, mais de 20 mil pessoas passaram pelo Cais Mauá, totalizando 40 mil contatos realizados e mais de 2,5 mil reuniões de negócios entre cerca de 8,5 mil empresas e 3,3 mil startups. Foram aproximadamente 450 investidores presentes no South Summit, incluindo mais de 90 fundos (20 internacionais), com uma carteira total de investimentos que somam mais de US$ 65 bilhões disponíveis para aporte.
Um caderno especial de Zero Hora marcou a primeira edição do evento. As 32 páginas trazem destaques da cobertura realizada pelos veículos do Grupo RBS e também conteúdos inéditos.