Entre os que vão circular pelo Cais Mauá durante o South Summit, de 4 a 6 de maio, estarão ilustres convidados chamados unicórnios. Não são animais fantásticos, embora tenham alcançado o grande feito de atingirem valor de mercado de US$ 1 bilhão — algo considerado raro no ramo das startups.
A maioria das 12 empresas unicórnios que estarão no evento de inovação é brasileira. Conheça um pouco de suas histórias:
Stone
A Stone é uma rede de máquinas de cartão — a conhecida maquininha verde presente em lojas e supermercados — e uma das startups brasileiras que mais cresceu nos últimos anos. A Stone faz a ponte entre as bandeiras de cartão e os bancos emissores para processar as transações financeiras. Por ser uma empresa que desenvolve produtos para a área financeira, é chamada de fintech. Tornou-se um unicórnio em 2018. No South Summit, será representada pelo cofundador Andre Street.
Creditas
É uma plataforma brasileira de investimentos online que oferece opções de crédito consignado e crédito com garantia. Nasceu em 2012 com o nome de BankFacil e atuava como um serviço de comparador de preços e produtos financeiros, indicando as melhoras ofertas aos usuários. Tornou-se uma empresa unicórnio em 2020. Também é uma fintech. No South Summit, será representada pelo fundador e CEO Sergio Furio.
unico
É a primeira startup brasileira de soluções de proteção de identidade digital, atuando para impedir fraudes de identidade por meio do reconhecimento facial. Pode ser classificada como IDTech, empresas voltadas à identidade digital. Foi fundada em 2007 com o nome de Acesso Digital e tornou-se unicórnio em 2021. No South Summit, será representada pelo cofundador Paulo Alencastro.
Neon
É um banco digital, totalmente online, que fornece serviços financeiros para pessoas físicas e jurídicas, como contas digitais gratuitas, cartões de crédito e débito e empréstimos pessoais. É uma das principais fintechs financeiras do Brasil. Foi fundada em 2016 como uma startup de cartões pré-pagos. Tornou-se unicórnio recentemente, em fevereiro de 2022, após receber aporte de R$ 1,6 bilhão, segundo a Forbes. No South Summit, será representada pelo presidente do Conselho de Administração Jean Sigrist.
EBANX
É uma plataforma brasileira que age como intermediária, ofertando formas de pagamentos para sites nacionais e internacionais - pagamentos do Spotify, por exemplo, são feitos pelo EBANX. Usando esse meio, um cliente no Brasil pode usar o real, sem a necessidade de converter a moeda para o país de origem do serviço. Foi criada em 2012 e é considerada uma fintech. No South Summit, será representada pelo cofundador Alphonse Voigt.
Mercado Bitcoin
É a maior plataforma de negociação de bitcoins e criptomoedas da América Latina. Foi fundada em 2013, antes mesmo da grande adesão ao bitcoin. Em 2021, sua holding, a 2TM, tornou-se a primeira empresa unicórnio da América Latina atuando com criptomoedas. No South Summit, será representada pelo cofundador e CEO Reinaldo Rabelo.
Dr. Consulta
É uma plataforma brasileira de gestão de saúde que oferece consultas e exames de ponta a preço popular. Foi criada em 2011 na favela paulista de Heliópolis com a intenção de servir como opção entre o SUS e os planos de saúde. Funciona como uma rede que engloba vários centros próprios de saúde. É considerada uma healthtech, já que se tornou uma empresa tecnológica do ramo de saúde, com um sistema de coleta de dados dos pacientes e teleatendimentos. No South Summit, será representada pelo fundador Thomaz Srougi.
Kavak
É uma empresa mexicana dedicada à compra e venda de carros usados. Atua como um e-commerce e seu diferencial é oferecer inspeção de até 240 peças para dar garantia aos clientes sobre a qualidade do veículo. Já tem atuação no Brasil, com centros de inspeção espalhados em São Paulo e Rio de Janeiro. Foi inaugurada no México em 2016 e tornou-se unicórnio em 2021. No South Summit, será representada pelo fundador Roger Laughlin.
Frete.com
É uma plataforma brasileira, a maior do ramo na América Latina, que conecta os caminheiros às transportadoras. A proposta é de ajudar as transportadoras a aumentar a segurança e a produtividade na contratação de caminhoneiros, reduzindo custos indiretos. Passou a ser considerada unicórnio em 2021, conforme a revista Exame. No South Summit, será representada pelo CEO Federico Vega.
Loft
Plataforma digital brasileira que atua no setor imobiliário, considerada o maior marketplace imobiliário do país. A promessa é simplificar a compra e a venda de imóveis, servindo como vitrine para milhares de apartamentos. Sua atuação tem ênfase em São Paulo e Rio de Janeiro. Foi fundada em 2018 e tornou-se unicórnio em 2020. No South Summit, será representada pelo vice-presidente Alexandre Ferraz.
Ifood
É a startup que a maioria conhece. O Ifood foi fundado em 2011 e pode ser considerada uma foodtech, já que é uma plataforma digital do ramo da alimentação. Tem mais de 270 mil restaurantes parceiros e ganhou o status de unicórnio em 2018. No South Summit, será representada pelo diretor de corporate ventures Marcos Freire Gurgel.
Wallbox
É uma startup espanhola que criou um sistema de carregamento de carros elétricos de uso doméstico. Como algumas fabricantes de carros elétricos, como Volvo, BMW e Jaguar, já disponibilizaram seus veículos no país, os carregadores da Wallbox também já são encontrados por aqui. A empresa oferece uma tecnologia que permite programar o carregador para abastecer o carro somente nos períodos em que a energia é mais barata. Tornou-se unicórnio em 2021. No South Summit, será representada pela diretora de marketing Bárbara Calixto.