O South Summit, evento de inovação marcado para ocorrer de 4 a 6 de maio em Porto Alegre, vai reunir pelo menos duas dezenas de investidores de grande porte em busca de novas oportunidades de negócio.
Esses bancos e fundos de investimento poderão escolher entre 50 startups previamente selecionadas para aportar recursos e ajudar a desenvolver novas empresas inovadoras – entre as quais 17 representantes do Rio Grande do Sul.
Uma lista divulgada pelos organizadores do South Summit com os principais financiadores dispostos a alavancar novas ideias reúne duas dezenas de instituições financeiras de peso, como os bancos de investimento BTG Pactual e Itaú BBA, além de fundos voltados especificamente para o suporte a empreendimentos caracterizados por criatividade e tecnologia, a exemplo de organizações como Caravela Capital, HAG Ventures e Redpoint, entre outras (veja lista ao final da reportagem).
Majoritariamente brasileiras, essas organizações poderão conhecer de perto as propostas de negócio de 50 startups previamente selecionadas entre um universo de 990 inscritos. Conforme a organização do evento, uma empresa de consultoria espanhola filtrou 150 pré-selecionados. Depois disso, um grupo de especialistas de mercado e diretores de fundos de investimento apontou as cinco dezenas de finalistas com base em critérios como inovação e viabilidade do modelo de negócio.
Para a competição final, a ser realizada nos armazéns do Cais Mauá com a intenção de dar visibilidade às startups em busca de recursos para crescerem, as participantes serão divididas em cinco áreas — digital solutions (soluções digitais), climateTech (tecnologia climática), future of work (futuro do trabalho), industry 5.0 (indústria 5.0) e fintech & e-commerce (tecnologia financeira e comércio eletrônico).
Inicialmente, de 10 a 15 representantes de patrocinadores do evento, de fundos de investimento e especialistas vão avaliar as participantes e destacar duas iniciativas em cada um dos cinco setores. Uma rodada final, no terceiro dia (6 de maio) vai apontar entre essas concorrentes as cinco startups consideradas mais promissoras em suas respectivas áreas de atuação.
Principais investidores presentes no evento
- Norte Ventures
- Redpoint eventures
- VOX Capital
- BTG Pactual
- DOMO Invest
- SP Ventures
- KPTL
- Sinqia / Torq
- Iporanga Ventures
- ABSeed
- WHG
- Maya Capital
- Alexia Ventures
- Atman
- ACE
- 3G Radar
- Turim MFO
- HAG Ventures
- Caravela Capital
- Itaú BBA