Milhares de moradores de Porto Alegre e da Região Metropolitana chegam ao quinto dia sem luz em razão dos temporais que atingiram parte do Rio Grande do Sul entre domingo (6) e segunda-feira (7). Os problemas se estendem por diversos bairros de Porto Alegre, Viamão, Esteio e Gravataí.
Segundo o boletim mais recente divulgado pela CEEE Equatorial, 32 mil unidades consumidores ainda não tiveram a energia restabelecida. A empresa não dá um prazo para normalizar a situação.
O condomínio onde Roberto da Gama Mór é síndico, no bairro Jardim Isabel, na zona sul de Porto Alegre, está há mais de quatro dias sem energia. Segundo ele, um fio de alta tensão caiu durante a chuva e provocou a interrupção da energia. Desde então, a CEEE Equatorial promete ir ao local, mas a situação ainda não foi resolvida, segundo relata.
— No prédio tem diversos alimentos estragados, muitos equipamentos queimaram. As pessoas estão estressadas ao máximo, a gente já não sabe o que fazer e as famílias estão em pânico — relata.
Em outras regiões atendidas pela CEEE Equatorial a situação se repete. Em Mariana Pimentel, no sul do Estado, moradores como Tatiane Silva da Silva enfrentam o problema há três dias. O apagão começou após a queda de um poste, que ainda não foi retirado pelas equipes.
— Quando eles atendem só dizem que temos que aguardar. Às vezes, dizem para aguardar na fila e desligam na nossa cara. Estamos comendo só feijão, arroz e ovo, pois o que tinha de carne na geladeira estragou. Como moro longe do centro, não tem como ir todos os dias buscar uma mistura. Um absurdo tudo isso — conta.
Na área atendida pela RGE, a concessionária diz que há apenas casos isolados de residências que seguem sem luz, sem um volume considerável de clientes. No entanto, ainda é possível registrar relatos de famílias afetadas. É o caso de Rosangela Rossler, que vive no bairro La Salle, em Esteio. A rua teve a energia interrompida na tarde da última segunda-feira e na noite desta quarta (9) apenas parte dela estava iluminada.
— Quando cheguei em casa à noite e vi as casas com luz fiquei muito feliz, mas na minha casa ainda estava tudo escuro. Liguei para a RGE e eles deram várias previsões. Primeiro ainda durante a noite, depois no início da manhã e agora no início da tarde. Por enquanto, nada — explica.
Novo apagão afeta abastecimento de água em Porto Alegre
No final da tarde da última quarta-feira, uma nova queda de energia comprometeu o abastecimento na estação de tratamento de água Menino Deus, afetando sete bairros das regiões leste e central da Capital. Segundo o Departamento Municipal de Água e Esgotos, o serviço está em normalização, mas, ao longo do dia, ainda pode afetar moradores de Azenha, Centro, Cidade Baixa, Medianeira, Menino Deus, Praia de Belas e Santana.