Os moradores de Alvorada, na Região Metropolitana, estão sem os ônibus que atendem o município na manhã desta quarta-feira (23). Com salários e benefícios atrasados, funcionários da empresa Viação Alvorada (VAL) não foram trabalhar.
Desde as 5h, quando iniciam as viagens, nenhum coletivo saiu da garagem, que fica no bairro Piratini. A VAL chegou a operar com 11 linhas, mas, devido à pandemia, apenas quatro estavam circulando na cidade desde abril.
Na tarde de terça-feira (23), o Sindicato Rodoviário Metropolitano (Sindimetropolitano) informou que devido ao atraso no pagamento de salários e benefícios, como vale-alimentação, motoristas e cobradores iriam paralisar as atividades. A empresa confirmou a falta de aporte financeiro para honrar as despesas.
Não estão circulando as linhas L103 Umbu- Hospital, C105 Sítio dos Açudes, C201 - Torotama e C202 Terra Nova. Com exceção da primeira, todas são circulares.
A VAL, no entanto, diz que ônibus intermunicipais da Soul e linhas metropolitanas estão suprindo parte da demanda.
Uma reunião entre a prefeitura e a direção da empresa deve ocorrer às 8h. Não há previsão de normalização da circulação dos ônibus.