Uma semana após uma nova empresa assumir a coleta de lixo domiciliar, o cenário ainda é de lixeiras cheias e reclamações de moradores de parte dos bairros de Viamão. A cidade sofre com problemas no serviço há mais de um mês, o que levou ao rompimento do contrato com a antiga empresa. A nova prestadora do serviço é a Brisa Transportes, mediante um contrato emergencial de R$ 10 milhões, vigente por 12 meses.
A nova empresa confirma que a coleta ainda não está normalizada. A prestadora afirma que já conseguiu atender 100% da área urbana, mas ainda não conseguiu encaixar a frequência correta. Na área rural, em Itapuã e Águas Claras, a Brisa Transportes conseguiu realizar a coleta represada apenas nesta quinta-feira (26).
— O cenário se mostrou muito mais sobrecarregado. Tem localidades que não recebiam o serviço há mais de 15 dias. Estamos trabalhando em escala de 24 horas e trabalharemos no Ano-Novo para buscar a regularização o mais breve possível — explica o diretor-executivo da Brisa Transportes, Vinicius Cardoso.
Nas ruas de bairros como São Lucas e Santa Isabel, ainda era possível encontrar lixo no aguardo de coleta. A principal queixa se refere à frequência.
— A situação está horrível. O caminhão só veio na segunda-feira. Ontem (quarta-feira) passou mas não coletaram — afirma a dona de casa Jussara Ávila de Fraga, moradora da rua Beco dos Soares. No bairro São Lucas, a moradora diz que a coleta costumava ocorrer três vezes por semana.
Segundo o diretor da Brisa Transportes, a projeção é que o cronograma de frequência da coleta seja normalizado na semana do Ano-Novo, tão logo "a regularidade for estabelecida". Outro fator que deve ajudar é a migração da população ao Litoral.