Em seu discurso na apresentação do projeto Cais Embarcadero, na noite desta segunda-feira (22), o prefeito Nelson Marchezan defendeu a derrubada do Muro da Mauá e fez da estrutura de concreto uma metáfora para outros obstáculos que, segundo ele, são difíceis de derrubar em Porto Alegre.
— Eu quero derrubar o Muro da Mauá. Eu já disse que gostaria de ser o piloto do trator que derrube esse muro. Temos muitos muros que deveriam ser derrubados, mas não são por medo — declarou o prefeito.
Entre esses outros "muros", Marchezan citou reformas administrativas e tributárias, incluindo a proposta de revisão do IPTU que vem despertando polêmica há dois anos na Capital e deverá ser apreciada pela terceira vez na Câmara Municipal nas próximas semanas. Em relação ao obstáculo de concreto, considerado necessário pelo corpo técnico da própria prefeitura para conter eventuais cheias como a de 1941, propôs um substituto mais baixo ou alguma outra saída com menor impacto.
O prefeito também aproveitou para criticar novamente um dos seus alvos preferidos em discursos: os "caranguejos", que segundo o político são as pessoas que rejeitam determinadas mudanças na cidade — como o atual projeto de revitalização do Cais Mauá.
— Estes que estão aqui, que não são os caranguejos, estão nos possibilitando isso (aproveitamento do cais) — discursou.