O bilionário e empresário Elon Musk voltou a fazer comentários sobre o Brasil nesta segunda-feira (2), após o bloqueio do X no país. A mensagem foi escrita em português e chegou a ser fixada em seu perfil na plataforma por alguns minutos.
"Viva a Democracia! Viva o Brasil Livre!", escreveu Musk.
Nesta manhã, a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, por unanimidade, a decisão do ministro Alexandre de Moraes que suspendeu o X no Brasil e fixou multa diária de R$ 50 mil para quem usar VPN para burlar o bloqueio.
Musk também disse que concorda 100% com uma mensagem que critica o silêncio do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e da vice-presidente, Kamala Harris, por estarem em silêncio sobre a "proibição ilegal" do X no Brasil.
Em outro comentário, o bilionário celebra os brasileiros que estão conseguindo acessar o X no Brasil a despeito da ordem de suspensão da rede no Brasil, após o empresário descumprir a ordem de nomear um representante responsável pela empresa no país. "Bravo, brasileiros!", disse ele, sobre a manutenção do acesso à rede no país.
Há relatos de diversos usuários brasileiros no X que têm conseguido acessar a plataforma por meio de wi-fi ou ainda por meio de sinal de operadoras no interior de Estados como São Paulo, Pará, Tocantins, dentre outros. Alguns também têm mantido os perfis atualizados por meio de ferramentas como o VPN como uma maneira de contornar a suspensão, apesar da multa fixada pelo STF.
"É muito fácil usar uma VPN se um site for restrito à sua localização", escreveu Musk, em seu perfil no X.