Em entrevista à Rádio Gaúcha na tarde deste domingo (8), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta (PT), declarou que os responsáveis pela invasão da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, deverão ser responsabilizados e tratados como criminosos.
— Terão que ser responsabilizados e tratados como criminosos. Todos os envolvidos serão punidos de forma civil e criminal — afirma o ministro.
Os participantes de atos golpistas invadiram o Congresso Nacional e na sequência entraram à força no Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal (STF). Policiais militares tentaram conter os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com uso de spray de pimenta, no entanto, eles invadiram a área de contenção que cercava a Esplanada.
— Infelizmente, as informações que chegam até nós são muito graves. O Congresso Nacional teve suas salas destruídas. O plenário do Supremo Tribunal Federal foi totalmente destruído — relata Pimenta.
O ministro destacou agora que os órgãos de inteligência trabalharão para identificar os responsáveis pela organização e realização da manifestação antidemocrática e violenta que ocorreu na capital federal.
— Naturalmente teremos acesso aos relatórios dos órgãos de inteligência para apurar os envolvidos na invasão. É crime contra a Constituição Federal — completou.