O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou uma reunião extraordinária para esta segunda-feira (9) com os chefes dos Três Poderes após a invasão e depredação das sedes do Congresso Nacional, do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto. O encontro inclui os governadores, que também têm agenda marcada com Lula, e prefeitos de capitais, segundo o Estadão.
Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, e do STF, Rosa Weber, estarão presentes no compromisso. Neste domingo (8), Lula já esteve com Rosa Weber quando retornou a Brasília e foi inspecionar os danos provocados pelos atos golpistas. O presidente percorreu as instalações do Planalto e se encontrou com ministros do STF na sede da Corte.
"Eu me coloco à disposição de todos os Chefes de Poderes para fazermos uma reunião para deixar absolutamente inquestionável que os três Poderes estão mais unidos do que nunca a favor da Democracia", escreveu Lira no Twitter.
Na madrugada desta segunda, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, por 90 dias. A decisão tende um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU). O DF já está sob intervenção federal na área da segurança.