O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve no final da noite deste domingo (8), em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), onde conversou com a presidente da Corte, ministra Rosa Weber, além do ministro do Supremo Luís Roberto Barroso, e outros ministros do Executivo Federal. As autoridades vistoriam e conversam sobre a depredação da sede dos Três Poderes após invasão de grupos radicais bolsonaristas neste domingo.
Antes de ir ao STF, Lula foi verificar os estragos no Palácio do Planalto. Lá, o presidente se reuniu com os ministros da Justiça, Flávio Dino, da Defesa, José Múcio, da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, e do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. Também estava presente à reunião a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.
Lula estava visitando Araraquara (SP) para verificar os estragos causados pelas fortes chuvas na cidade quando ficou sabendo dos atos radicais em Brasília.
No fim da tarde, o presidente decretou intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal, o que será apreciado pelo Congresso nesta segunda-feira, 9.