O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, chamou de "desprezíveis" as invasões golpistas às sedes dos Três Poderes neste domingo (8) e prometeu punição aos invasores. Na madrugada desta segunda-feira (9), o magistrado determinou o afastamento por 90 dias do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.
"Os desprezíveis ataques terroristas à Democracia e às Instituições Republicanas serão responsabilizados, assim como os financiadores, instigadores, anteriores e atuais agentes públicos que continuam na ilícita conduta dos atos antidemocráticos. O Judiciário não faltará ao Brasil!", escreveu em sua conta no Twitter.
Na noite deste domingo, a presidente do STF, ministra Rosa Weber disse que a Corte "não se deixará intimidar por atos criminosos e atuará contra terroristas". Ela esteve reunida com o presidente Lula e com o ministro Luís Roberto Barroso avaliando os estragos provocados pelos ataques.
Na tarde deste domingo, milhares de manifestantes invadiram e depredaram os prédios do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto.