O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou, na tarde desta sexta-feira (24), que testou positivo para coronavírus. Ele afirma que cancelou as agendas e começou um período de isolamento, seguindo recomendações médicas.
Por meio das redes sociais, Leite disse que, mesmo assintomático, realizou um teste RT-PCR que detectou a doença.
Nesta sexta, pouco antes do anúncio, Leite havia cumprido agenda presencial no Hospital de Charqueadas, na Região Carbonífera, que inaugurou os primeiros leitos de UTI nesta tarde. Na visita, estavam também os secretários da Saúde, Arita Bergmann, e da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli.
Na última segunda-feira (20), o governador esteve com jornalistas do programa Roda Viva, da TV Cultura. No dia seguinte, se reuniu com o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, no Palácio Piratini.
Leite é o nono gestor estadual que contrai a doença no Brasil. Na lista, estão Carlos Moisés (PSL), de Santa Catarina, Mauro Mendes (DEM), de Mato Grosso, Helder Barbalho (MDB), do Pará, Renan Filho (MDB), de Alagoas, Paulo Câmara (PSB), de Pernambuco, Renato Casagrande (PSB), do Espírito Santo, Belivaldo Chagas (PSD), de Sergipe, e Antonio Denarium (PSL), de Roraima.
Além deles, o presidente da República, Jair Bolsonaro, testou positivo.
Pelas redes sociais, Eduardo Leite agradeceu "as mensagens de carinho e de boas vibrações" e disse que se sente muito bem.