Em reunião com o governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini, o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello, confirmou, nesta terça-feira (21), o envio de mais cem aparelhos respiradores ao Rio Grande do Sul. Os equipamentos devem chegar ao Estado ainda nesta terça.
Conforme o Piratini, o Ministério da Saúde já enviou 535 aparelhos – dos quais 372 são do modelo beira leito e outros 163 são de transporte. Com a nova remessa, que já era esperada pelo governo, o Ministério da Saúde somará 635 respiradores enviados ao Estado.
Também participam do encontro, iniciado por volta das 10h, o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e deputados federais. Pelas imagens do encontro, todos usam máscaras.
Pazuello também anunciou o envio, até o fim do mês, de um novo equipamento extrator para o Laboratório Central do Estado (Lacen). Segundo o governo do Estado, isso permitirá mais que dobrar a quantidade diária de testes RT-PCR – que identifica o vírus ativo. Hoje o Lacen processa cerca de 400 testes por dia, número que será ampliado para cerca de mil.
Após o almoço conjunto das autoridades, está prevista uma entrevista coletiva, transmitida por redes sociais, às 15h. O Ministério da Saúde pediu que as perguntas dos jornalistas fossem encaminhadas com três horas de antecedência.
Pela tarde, o Pazuello vai participar da inauguração do primeiro hospital 100% SUS de Guaíba, na Região Metropolitana. Serão disponibilizados 40 leitos, sendo 10 leitos de UTIs e outros 30 clínicos. Neste primeiro momento, todos serão usados para casos de coronavírus.