O debate na Rádio Gaúcha, na manhã desta quarta-feira (18), foi o primeiro entre Sebastião Melo (MDB) e Manuela D'Ávila (PCdoB) após a ida dos dois ao segundo turno da disputa pela prefeitura de Porto Alegre. O encontro, com quatro blocos, foi mediado pelo jornalista Daniel Scola.
Após dois debates, no primeiro turno, realizados em formato drive-in, o confronto de ideias entre Melo e Manuela foi realizado na redação de GZH, com obediência rigorosa dos critérios de proteção sanitária e com o distanciamento recomendado.
A seguir, veja como foi o debate na Rádio Gaúcha:
O resumo
Sebastião Melo e Manuela D'Ávila protagonizaram um franco confronto de ideias sobre o futuro de Porto Alegre. O encontro permitiu que os candidatos enfatizassem propostas para problemas crônicos da cidade, salientando as diferentes visões sobre temas caros ao eleitor — como gestão do transporte público e aumento do IPTU —, com ênfase na recuperação da economia local no pós-pandemia.
O debate em vídeo
O debate em fotos
Bloco a bloco
Primeiro bloco
No primeiro bloco, os candidatos responderam a perguntas formuladas pela produção do programa, definidas por sorteio, e por ouvintes. Já na primeira questão, Manuela e Melo discutiram sobre o futuro e os impactos da pandemia de coronavírus na cidade.
Logo em seguida, os dois postulantes à prefeitura foram provocados, por uma ouvinte do bairro Humaitá, a falar sobre os constantes alagamentos na Capital. Por fim, responderam sobre o IPTU, cuja revisão do aumento foi admitida pelo prefeito Nelson Marchezan.
Manuela disse que pretende solicitar ao atual prefeito o envio à Câmara de Vereadores de um projeto suspendendo, em 2021, o reajuste para a atividade comercial. Melo pretende esperar a posse e, nos primeiros dias do ano, solicitar o cancelamento total do aumento.
Segundo bloco
O segundo bloco, com perguntas com temas livres entre os candidatos, foi aberto com o tema do transporte público. Manuela criticou a última licitação feita na cidade e disse que quer "retomar a gestão pública" do sistema. A candidata do PCdoB também afirmou que quer ser "a prefeita da Carris pública".
— Eu defendo a gestão pública. No momento difícil, foi a Carris que assumiu linhas — declarou.
Melo rebateu, dizendo que "parece" que a adversária é "contra licitação". O emedebista disse que pretende fazer uma repactuação da licitação e que a Carris estará neste processo.
— Esse negócio de tudo público não funciona em lugar nenhum no mundo — falou.
Os candidatos debateram ainda sobre políticas públicas para mulheres e sobre o cenário pós-pandemia em Porto Alegre. Por fim, abordaram o tema da segurança pública.
Terceiro bloco
Os candidatos responderam perguntas feitas pela produção do programa, definidas por sorteio, e por um ouvinte. Mais uma vez, Melo e Manuela foram instados a falar sobre transporte coletivo.
Um dos pontos abordados foi sobre as gratuidades do sistema. Para Manuela, as atuais isenções são justas.
— Precisamos falar sobre como subsidiar isso, como o mundo inteiro faz — disse.
Já para Melo, as necessidades devem balizar as isenções.
— Não há dinheiro público para colocar no transporte público — afirmou.
Os candidatos também foram questionados, por um ouvinte, sobre os planos para o turismo na cidade — neste ponto, os dois falaram sobre Carnaval de rua, Mercado Público e revitalização do Centro Histórico.
A última pergunta foi sobre a conclusão das obras de revitalização da orla do Guaíba. A despoluição do lago e o abastecimento de água na cidade também foram abordados. Neste trecho, uma convergência: tanto Manuela quanto Melo se manifestam contrários ao polêmico projeto da Mina Guaíba.
Considerações finais
No quarto e último bloco, cada participante teve dois minutos para considerações finais. A ordem também foi definida em sorteio.
— Que vença o projeto que melhor convencer o eleitor. Eu represento um projeto que tem como centro o desenvolvimento econômico, a retomada econômica da cidade, mas sem esquecer da infraestrutura, do serviço. Mas também um olhar muito especial para os que mais precisam. Não há proteção social se não houver desenvolvimento econômico — disse Melo.
— Sou muito grata a Porto Alegre por ter a oportunidade de representar, junto com o Miguel Rossetto, um projeto diferente para a nossa cidade, um outro caminho, que nos leve a novas soluções na nossa periferia, no nosso sistema de transporte, na realidade das mulheres trabalhadoras e na geração de trabalho e renda para o nosso povo — afirmou Manuela.
É isso mesmo?
Repórteres do Grupo de Investigação da RBS (GDI) fizeram a checagem de declarações dos candidatos durante o debate. As verificações estão publicadas sob o selo É isso mesmo? em GZH, Zero Hora e Diário Gaúcho.
Análises e comentários
O ponto fraco que Manuela e Melo compartilham
Leia a coluna completa
O potencial e limite do microcrédito que os dois candidatos à prefeitura de Porto Alegre querem adotar
Leia a coluna completa
Aumento do IPTU, Carris pública e abre e fecha na pandemia: divergências entre Melo e Manuela
Leia a coluna completa
Uma pequena decepção com o grande debate entre Melo e Manuela
Leia a coluna completa
Melo e Manuela miram onde podem conseguir mais votos
Leia a coluna completa
Quer ficar bem informado sobre as eleições? Assine a newsletter de GZH.
Toda sexta, você recebe no e-mail uma seleção de conteúdos sobre o tema, com resumo dos últimos acontecimentos, vídeos e muito mais. Para se inscrever na newsletter, clique aqui.