Na reta final do primeiro turno, a RBS TV realiza na noite desta quarta-feira (3) o último debate entre candidatos ao governo do Estado antes da votação de domingo (7). Previsto para começar logo depois da novela Segundo Sol, o programa contará com a participação de cinco concorrentes: Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), José Ivo Sartori (MDB), Miguel Rossetto (PT) e Roberto Robaina (PSOL).
Os nomes foram definidos conforme critério estabelecido pela legislação eleitoral, segundo o qual é obrigatória a participação dos postulantes cujos partidos tenham pelo menos cinco representantes no Congresso. Ficaram de fora Julio Flores (PSTU), Mateus Bandeira (Novo) e Paulo de Oliveira Medeiros (PCO), que teve registro indeferido mas ainda tenta reverter a decisão na Justiça.
Mediado pelo jornalista Elói Zorzetto, o programa terá duração aproximada de duas horas, divididas em cinco blocos – quatro deles com interação direta entre os adversários. O objetivo, com esse formato, é dar espaço a discussão de propostas e de saídas para a crise do Estado, privilegiando o embate de ideias e oportunizando a comparação entre os diferentes projetos, na reta final da campanha.
— Será uma das últimas oportunidades para os eleitores tirarem dúvidas sobre os candidatos e suas plataformas. Vale a pena acompanhar, especialmente para quem ainda está indefinido. Pode ajudar na decisão final — afirma Zorzetto.
Nos primeiros quatro blocos do programa, os adversários farão perguntas entre si, em ordem sorteada com antecedência. Todos terão direito a fazer uma questão a cada rodada.
Dois desses blocos envolverão temas livres e outros dois terão tópicos predeterminados, que serão sorteados ao vivo. Definidos pela organização do evento, os assuntos envolverão 10 temáticas de interesse da população, como segurança pública, saúde, educação, finanças estaduais e infraestrutura.
No quinto e derradeiro bloco, os convidados terão espaço para fazer suas considerações finais.
A seguir, confira o serviço completo do debate, com as regras detalhadas, as opções para não perder nenhum lance e o que esperar da cobertura em GaúchaZH, com bastidores, checagem de declarações e análise.
COMO ASSISTIR
Para acompanhar
O debate será transmitido pela RBS TV, pelo G1-RS e pela Rádio Gaúcha. A rádio acompanhará a chegada dos candidatos e iniciará a transmissão a partir das 22h. Também será possível seguir a cobertura minuto a minuto no site de GaúchaZH, com detalhes e bastidores.
Horário
Após a novela Segundo Sol, com duração de cerca de duas horas.
Especial para os gaúchos
Devido à transmissão do jogo da Libertadores da América na terça-feira (2), na Capital, o Rio Grande do Sul será o único Estado entre as afiliadas da Rede Globo a ter debate para governador nesta quarta-feira (3).
Critérios
Quesitos para participar:
1) pela lei eleitoral, participam candidatos com pelo menos cinco representantes no Congresso Nacional;
2) por critério adotado pela Rede Globo em todo o Brasil, participam candidatos que apresentaram índice igual ou superior a 6% na última pesquisa eleitoral divulgada pelas emissoras da rede. No caso do RS, foi considerada a pesquisa Ibope divulgada em 27 de setembro.
Mediador
Elói Zorzetto
Participantes
Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), José Ivo Sartori (MDB), Miguel Rossetto (PT) e Roberto Robaina (PSOL)
Acessibilidade
A transmissão da RBS TV contará com os recursos de acessibilidade determinados na lei eleitoral: closed caption, Libras e audiodescrição para pessoas com deficiência.
CHECAGEM E CONTEÚDO EXCLUSIVO
É isso mesmo?
A cobertura contará, ainda, com equipe de repórteres do Grupo de Investigação (GDI), que fará a checagem de declarações dos concorrentes e publicará os resultados ao longo de quinta-feira (4), no site GaúchaZH.
REGRAS
1º Bloco
Será de perguntas entre os candidatos com temática de livre escolha. A ordem foi definida por sorteio prévio (veja abaixo). Cada concorrente fará uma única questão e dará uma única resposta. A pergunta terá tempo máximo de 30s. Na sequência, o debatedor escolhido para responder terá 1min30s para falar; o concorrente que perguntou terá 1min para réplica, e o que respondeu, mais 1min15s para tréplica.
Ordem das perguntas
1) Miguel Rossetto (PT)
2) Eduardo Leite (PSDB)
3) José Ivo Sartori (MDB)
4) Jairo Jorge (PDT)
5) Roberto Robaina (PSOL)
2º Bloco
Será de perguntas com temáticas predeterminadas. Os temas estarão em uma urna e serão sorteados ao vivo, podendo ser selecionados uma única vez. Cada concorrente fará uma questão e responderá a uma pergunta.
Após a definição do tópico, o candidato que fará a pergunta (veja o resultado do sorteio prévio abaixo) escolherá o interlocutor e terá 30s para fazer o questionamento. A sequência será a mesma do bloco anterior, com os mesmos tempos.
Ordem das perguntas
1) José Ivo Sartori (MDB)
2) Jairo Jorge (PDT)
3) Miguel Rossetto (PT)
4) Roberto Robaina (PSOL)
5) Eduardo Leite (PSDB)
3º Bloco
Repetirá a mecânica do primeiro bloco, com temas livres, escolhidos pelos candidatos. Os tempos de perguntas, respostas, réplicas e tréplicas serão os mesmos, assim como a sistemática adotada. Cada um fará uma pergunta e poderá ser escolhido para responder no máximo duas vezes.
Ordem das perguntas
1) Eduardo Leite (PSDB)
2) José Ivo Sartori (MDB)
3) Roberto Robaina (PSOL)
4) Miguel Rossetto (PT)
5) Jairo Jorge (PDT)
4º Bloco
Terá a mesma sistemática do segundo bloco, com temas predeterminados. Os tempos para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas serão os mesmos, assim como a mecânica adotada. Cada um fará uma pergunta e poderá ser escolhido para responder no máximo duas vezes.
Ordem das perguntas
1) Jairo Jorge (PDT)
2) Miguel Rossetto (PT)
3) José Ivo Sartori (MDB)
4) Roberto Robaina (PSOL)
5) Eduardo Leite (PSDB)
5º Bloco
Será dedicado às considerações finais. Cada candidato terá um minuto para isso.
Ordem das considerações finais
1) Jairo Jorge (PDT)
2) Roberto Robaina (PSOL)
3) Eduardo Leite (PSDB)
4) José Ivo Sartori (MDB)
5) Miguel Rossetto (PT)