Uma reunião com vinicultores e representantes sindicais é o segundo compromisso na agenda do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, em Bento Gonçalves, na segunda-feira (20). No município, o ministro também pretende visitar a prefeitura e o alojamento de onde foram resgatados 207 trabalhadores encontrados em situação análoga à escravidão no último dia 22 de fevereiro.
O cronograma divulgado pela assessoria do ministro prevê que ele encontre, ainda, lideranças políticas, sindicais e empresarias de Caxias do Sul e de Porto Alegre. A agenda no Estado se encerra na terça-feira (21), com uma reunião com o governador Eduardo Leite seguida por visita à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul.
A visita à prefeitura de Bento será a primeira da agenda do ministro na Serra, às 9h20min de segunda. Por lá, o ministro será recebido pelo prefeito Diogo Siqueira, que pretende reforçar as ações que estão sendo tomadas pelo poder público desde que o caso foi descoberto na cidade.
— Vamos apresentar as ações que tomamos depois do caso, reiterar a importância da região para o setor, reiterar que cantinas e vinícolas sofreram muito com isso, e reiterar a recente manifestação da PF (Polícia Federal) sobre não ter indícios de participação (criminal) das vinícolas no caso — declarou o prefeito, se referindo à fala do delegado Adriano Medeiros do Amaral após a operação que cumpriu mandados de buscas em Bento e Garibaldi na sexta.
Segundo ele, entre as medidas adotadas estão a intensificação da fiscalização, com equipes que têm verificado alojamentos de trabalhadores na cidade, em alinhamento, também, com municípios vizinhos que estão atentos a este tipo de situação e atuando em ações de conscientização sobre postos formais de empregos e vagas disponíveis na cidade.
O assunto deverá ter sequência na reunião com vinicultores e representantes dos sindicatos patronais no Clube Aliaça, às 10h. O encontro tem previsão de durar pouco mais de uma hora. Em seguida, ele visitará o alojamento onde ocorreu o resgate dos safristas, que fica no bairro Borgo.
O ministro almoça em Caxias do Sul, com trabalhadores na sede do Sindicato dos Metalúrgicos, e, à tarde, por volta das 14h30min, visita o prefeito Adiló Didomenico. Uma visita ao presidente da Câmara de Vereadores do município, Jose Pascual Dambrós (PSB), está prevista na sequência.
Ainda na segunda-feira, em Porto Alegre, o ministro concede entrevista coletiva à imprensa, na Assembleia Legislativa (AL). No mesmo local, às 17h, reúne-se com as Centrais Sindicais. Às 18h, visita o presidente Vilmar Zanchin. Às 18h30min, Marinho participa de audiência pública da Comissão de Economia da AL e de ato contra o trabalho em condições análogas à escravidão, no mesmo local.
Na terça (21), o ministro participa de Café da manhã, às 8h, oferecido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e, no mesmo local, concede, em seguida, às 9h30min, outra entrevista coletiva. Às 15h, se reúne com o governador do Estado, Eduardo Leite, no Palácio Piratini e, finalizando a visita, às 17h, vai à Superintendência Regional do RS, retornando a Brasília em seguida.
Agenda
Segunda-feira, 20, em Bento Gonçalves
9h20min – visita à prefeitura
10h - reunião com vinicultores e representantes dos sindicatos patronais, no Clube Aliança
11h30min – visita ao local do resgate dos trabalhadores em situação análoga à escravidão, no bairro Borgo
Em Caxias do Sul
13h – almoço com trabalhadores na sede do Sindicato dos Metalúrgicos
14h30min – visita ao prefeito e ao presidente da Câmara de Vereadores
Em Porto Alegre
16h – coletiva de imprensa no Plenarinho da Assembleia Legislativa (AL), no 3º andar
17h – reunião com Centrais Sindicais, na AL
18h – visita ao presidente da AL Vilmar Zanchin
18h30min – audiência pública da Comissão de Economia da AL e ato contra o trabalho em condições análogas à escravidão, no Teatro Dante Barone
Terça-feira, 21, em Porto Alegre
8h – café da manhã na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs)
9h30min – coletiva de imprensa, na sede na Fiergs
15h – reunião com governador Eduardo Leite, no Palácio Piratini
17h – visita à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Estado