Apenas uma das três cadeiras gaúchas no Congresso está em disputa neste ano. Com isso, os gaúchos terão a tarefa de escolher quem ocupará a cadeira do atual senador Lasier Martins (Podemos). O mandato de Lasier termina em dezembro, e ele estava cotado como candidato à reeleição. Entretanto, o atual senador não obteve espaço no palanque do candidato ao governo do Estado Eduardo Leite (PSDB) e desistiu da disputa ao Senado, colocando seu nome à disposição da Câmara dos Deputados pelo Podemos.
Até é possível mais de uma candidatura em uma chapa, mas o que pesou para a saída de Lasier da disputa foi o componente estratégico eleitoral. Com a entrada no cenário do ex-governador Olívio Dutra (PT) ao Senado, ele tornou-se a alternativa competitiva no campo das esquerdas, forçando o centro a uma redução de candidaturas, concentrando-se em Ana Amélia Lemos (Podemos) na chapa de Leite.
Em menos de uma semana, em 15 de agosto, encerra-se o prazo para os partidos registrarem as candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Teoricamente, ainda é possível alguma alteração de última hora, prerrogativa que é obtida pelas executivas partidárias no momento das convenções. Mas é improvável uma alteração no quadro. Até agora, há oito nomes concorrendo ao Senado, e quatro deles já estão registrados no sistema do TSE: Airto Ferronato (PSB), Fabiana Sanguiné (PSTU), Hamilton Mourão (Republicanos) e Maristela Zanotto (PSC). Os outros quatro cotados à vaga que ainda não tiveram seus nomes incluídos no sistema são: Ana Amélia Lemos (PSD), Nádia Gerhard (PP), Olívio Dutra (PT) e Ronaldo Teixeira (Avante).Os dados foram consultados às 19h desta segunda-feira (8). Quatro candidatas - a metade dos postulantes - são mulheres.
Os partidos Novo e PCB decidiram não fazer indicação para disputar a vaga, mesmo com candidatos ao governo do Estado.
Confira a seguir os oito nomes confirmados na disputa.
Quem vai concorrer à única cadeira em disputa
Airto Ferronato (PSB)
Aos 69 anos, Airto Ferronato é natural de Doutor Ricardo. Auditor fiscal aposentado, trabalhou na Secretaria da Fazenda e no Ministério da Fazenda. Ex-diretor do Departamento de Esgotos Pluviais de Porto Alegre, é vereador em sexto mandato na Capital. Concorre no palanque de Vicente Bogo (PSB) ao governo.
Ana Amélia Lemos (PSD)
Nascida em Lagoa Vermelha, Ana Amélia Lemos tem 77 anos. Jornalista, trabalhou em vários veículos, com atuação na RBS por 33 anos. Foi senadora, secretária estadual e candidata ao governo do Estado em 2014 e a vice-presidente em 2018. Concorre no palanque de Eduardo Leite (PSDB) ao governo.
Nádia Gerhard (PP)
Com 54 anos, Nádia Gerhard é natural de Porto Alegre. Formada em Letras, atuou por 28 anos na Brigada Militar, tornando-se a primeira mulher a chefiar um batalhão no Estado. Foi secretária municipal e está no segundo mandato de vereadora na Capital. Concorre no palanque de Luis Carlos Heinze (PP) ao governo.
Fabiana Sanguiné (PSTU)
Natural de Porto Alegre, Fabiana Sanguiné tem 44 anos. Servidora pública, foi dirigente do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e da Associação dos Servidores da Saúde (ASSMS). Liderou protestos e greves, mas nunca disputou cargos públicos. Concorre no palanque de Rejane de Oliveira (PSTU) ao governo.
Hamilton Mourão (Republicanos)
Nascido em Porto Alegre, Hamilton Mourão tem 68 anos. Militar, atuou no Exército por 46 anos, chefiando quartéis no Rio Grande do Sul e no Amazonas, a 6ª Divisão do Exército e o Comando Militar do Sul. Em 2018, se elegeu vice-presidente da República. Concorre no palanque de Onyx Lorenzoni (PL) ao governo.
Maristela Zanotto (PSC)
Natural de Paraí, Maristela Zanotto, 59 anos, é empresária do ramo calçadista e atua como comerciante há 35 anos. Ela atua como palestrante e já presidiu a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caçapava do Sul, onde reside atualmente. Maristela concorrerá a um cargo eletivo pela primeira vez. Concorre no palanque de Roberto Argenta ao governo.
Olívio Dutra (PT)
Aos 81 anos, Olívio Dutra é natural de Bossoroca. Bancário aposentado, atuou no movimento sindical e ajudou a fundar o PT. Foi prefeito de Porto Alegre, governador e ministro das Cidades. Disputou o governo do Estado em 1994 e 2006, e o Senado em 2014. Concorre no palanque de Edegar Pretto (PT) ao governo.
Ronaldo Teixeira (Avante)
Nascido em São Leopoldo, Ronaldo Teixeira tem 58 anos. Professor e sociólogo, foi duas vezes vereador em São Leopoldo, chefe de gabinete do Ministério da Educação e secretário-executivo do Ministério da Justiça. Concorreu a prefeito e a deputado estadual. Concorre no palanque de Vieira da Cunha (PDT) ao governo.