O PSTU oficializou, na tarde deste sábado (30), a candidatura de Rejane de Oliveira ao governo do Rio Grande do Sul. A única mulher que concorrerá ao Piratini nas eleições de outubro teve seu nome oficializado pelo partido durante convenção realizada no auditório do Cpers-Sindicato, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Durante a convenção, o PSTU também apresentou Vera Rosane de Oliveira como vice na chapa de Rejane ao Piratini e lançou Fabiana Sanguiné como pré-candidata ao Senado pela sigla. O encontro teve início pouco antes das 16h e se estendeu até o início da noite.
Rejane é professora aposentada da rede estadual e foi presidente do Cpers-Sindicato por duas gestões. Foi durante a gestão dela na entidade sindical que o CPERS realizou protesto na frente da residência da então governadora Yeda Crusius (PSDB), em 2009. A mobilização era contra as então chamadas "escolas de lata", salas de aula improvisadas dentro de contêineres.
A GZH, a candidata diz que pretende defender e despertar a consciência da classe trabalhadora contra a sua exploração. Ela defende uma ruptura do sistema capitalista e a expropriação dos meios de produção.
— Que possamos mostrar para a sociedade que podemos ter um governo dos trabalhadores e das trabalhadoras, que esteja a serviço da população. Queremos fazer uma ruptura com o sistema capitalista, que tem beneficiado os ricos enquanto os pobres passam fome. Chegou a hora de expropriarmos os meios de produção, para que os trabalhadores, que é quem realmente produz, possam ter comida na mesa e uma vida digna — destaca Rejane.
A candidata diz ainda que a sua expectativa é que a sociedade compreenda a proposta do partido e que "ela seja protagonista nessa mudança de lógica em que uma minoria de empresários e poderosos enriquecem às custas do trabalho da classe trabalhadora".
Vera Rosane é servidora federal aposentada na área da saúde, militante do Movimento Negro e foi candidata a vice-prefeita nas últimas eleições da Capital. Fabiana Sanguiné foi dirigente do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e da Associação dos Servidores da Saúde (ASSMS), além de conselheira do Conselho de Representantes Sindicais.
Neste domingo (31), o PSTU também deve oficializar a candidatura da socióloga Vera Lúcia à Presidência da República. A vice da chapa deve ser a indígena Kunã Yporã (Raquel Tremembé). A convenção deve ocorrer no Sindicato dos Metroviários, em São Paulo.