O PDT oficializa, na manhã deste sábado (30), a candidatura de Vieira da Cunha ao governo do Rio Grande do Sul. O nome do ex-vereador e ex-deputado federal e estadual está sendo confirmado durante convenção realizada no plenário Otávio Rocha, da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
O nome de quem concorrerá a vice na chapa ainda não foi definido.
Ao longo da convenção, que começou logo após as 9h, as primeiras falas foram de postulantes aos cargos de deputados. São 56 candidatos disputando vaga na Assembleia e 32 na Câmara dos Deputados.
Em frente ao local do evento, já era possível ver a movimentação de apoiadores do partido, que empunhavam bandeiras mostravam o nome de Vieira. O plenário Otávio Rocha ficou lotado, com praticamente todas as cadeiras ocupadas por apoiadores, além de pessoas em pé. Quando Vieira chegou, foi recebido por gritos de apoio.
À reportagem, o candidato disse ainda estar em conversa com outros partidos para a definição da composição da chapa. Entre os assuntos dos quais o PDT não abre mão, segundo ele, estão educação e não concordância com as privatizações.
— A lei eleitoral estabelece como prazo fatal o dia 5 de agosto para a definição das composições. Até lá, permanecemos esperançosos de ter companhia nesta caminhada. Estamos dialogando com MDB, que tem sua convenção amanhã, com PSB e com PSD. Muita água ainda vai passar por debaixo dessa ponte até o prazo final que a legislação estabelece.
Vieira, que também é ex-secretário estadual da Educação, disse se sentir honrado por representar o partido:
— É uma militância que começou aos 21 anos de idade, quando me filiei ao PDT, meu primeiro e único partido. E hoje, aos 62 anos, estou tendo essa honra de ser indicado por aclamação como candidato do PDT ao governo. É um momento muito especial da minha trajetória.
A presença de Ciro Gomes, candidato do partido à Presidência da República, também é esperada na Câmara Municipal entre o fim da manhã e o início da tarde. O nome dele foi oficializado pela sigla na última semana.