O Partido Progressistas (PP) realizou convenção na manhã deste sábado (30) que confirmou o nome do senador Luis Carlos Heinze como candidato a governador do Estado. Como vice-governadora, a candidata será a vereadora de Porto Alegre Tanise Sabino, do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Além da chapa para o Executivo, o nome da também vereadora da Capital Nádia Gerhard foi apresentado para a candidatura ao Senado pelo PP.
A convenção foi realizada no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa. O entorno da casa parlamentar foi bloqueado para o trânsito de veículos e na parte externa do prédio muita gente se aglomerava com bandeiras e tocando músicas para animar os militantes. Pouco antes das 10h, quando Heinze entrou no Dante Barone, o candidato foi recebido com uma salva de palmas. O senador trajava um chapéu típico alemão, que, após chegar ao palco, foi substituído por um chapéu típico do tradicionalismo gaúcho.
A manhã foi de transmissões de vídeos de autoridades do PP, que celebravam o momento. Também foram apresentados alguns pontos do plano de governo para o Palácio Piratini, dividido em 11 áreas. O evento ocorria enquanto os filiados votavam em seu candidato preferido, na lateral da Assembleia.
Em seu discurso, Heinze garantiu que irá priorizar a educação, caso seja eleito.
— O Rio Grande do Sul do Jair Soares (ex-governador pelo partido) e de Celso Bernardi (secretário estadual da Educação na época) era o primeiro lugar em Educação no Brasil. Hoje, infelizmente, é o décimo oitavo. Está chegando a hora de recuperar a educação de nossos filhos e netos — prometeu.
Nessa área, a proposta destacada durante o evento pela chapa foi de criação um programa de incentivo à aprendizagem no contraturno, com aulas presenciais e online.
Heinze também falou que não está preocupado com as pesquisas, que têm lhe colocado em desvantagem em relação a outros candidatos, como Eduardo Leite (PSDB) e Onyx Lorenzoni (PL).
— Quando eu fui candidato a prefeito, eu era o terceiro e cheguei em primeiro lugar. Na primeira vez que me candidatei deputado federal, disseram que eu não ia me eleger, e me elegi cinco vezes. No Senado eu era o quinto e cheguei em primeiro. Quando comparar o trabalho do Heinze, tenho certeza de que o povo vai escolher o trabalho de Luis Carlos Heinze — afirmou, assegurando, também, que o trabalho em equipe de PP e PTB também ajudará a reeleger o presidente Jair Bolsonaro.
O fim de semana está sendo de convenções dos partidos, que têm até o dia 5 de agosto para definir as candidaturas.