A Polícia Civil de Vacaria prendeu nesta segunda-feira (9) o acusado de mandar matar uma mulher de 64 anos, em junho do ano passado. Ela era proprietária de um supermercado da cidade, onde foi atingida com golpes de martelo. Dieimes Braga, 29 anos, foi encontrado em uma lavagem de veículos, no bairro Seminário, onde trabalha.
Em nota, a polícia informou que, a partir das provas colhidas na investigação, o homem foi condenado, na última sexta-feira (6), a 30 anos de prisão em regime fechado por ser mandante do latrocínio. O autor, que desferiu os golpes na cabeça da mulher, foi preso ainda na época do crime e condenado a 23 anos e seis meses de prisão. Ele já cumpre a pena no Presídio Estadual de Vacaria.
Conforme a Polícia Civil, o mandante do crime já tinha antecedentes criminais, como receptação, furto qualificado, roubo, lesões corporais e violência doméstica. Assim como o autor, Braga deve cumprir a pena no presídio de Vacaria.
O crime
No dia 17 de junho de 2023, Vera Helena dos Reis Vieira, 64 anos, estava no mercado do qual era proprietária, quando o autor do crime chegou no local. Ele teria pedido algo para a mulher e ela não teria entregue de imediato. Neste momento, o homem pegou um martelo, que estava no estabelecimento, e atingiu a cabeça da vítima duas vezes.
Vera foi encaminhada para o Hospital Pompéia, em Caxias do Sul, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no dia 30 de junho.
Na época do crime, a Polícia Civil afirmou que, após o latrocínio, o mesmo homem teria cometido um assalto no centro de Vacaria. Ele tinha antecedentes criminais por crimes de furto. A identidade do homem não foi divulgada.