Mãe apaixonada, esposa e grande amiga. Essas são algumas das palavras usadas por colegas e amigos para resumir quem foi Veridiana Natucci Niro, uma das vítimas do acidente aéreo ocorrido em Gramado, na serra gaúcha, no último domingo (22).
— Veri foi uma mãe apaixonada, esposa, filha, jogadora de beach tenista e, acima de tudo, nossa grande amiga. Uma líder com propósito, dona de uma presença única que nos inspirava constantemente. A cada conversa, ela nos desafiava a ir além, a pensar maior, a construir juntos algo que realmente fizesse a diferença — afirmou Massanori Shibata Junior, CEO da Dr. Consulta, empresa em que a vítima atuava como diretora de transformação.
Nos últimos 15 meses, os dois atuaram juntos na empresa. Durante esse tempo, Shibata assinala que pôde notar diversas qualidades na colega.
— Sua energia era contagiante, impossível de ignorar. Ela nos unia, nos impulsionava a sermos melhores. Não há como falar da Veri sem lembrar do impacto profundo que ela trouxe para nossas vidas — completou.
Nas redes sociais, a empresa em que a dupla atuava publicou uma homenagem (leia abaixo), afirmando que Veridiana "não era apenas uma colega, era uma inspiração diária".
O texto diz ainda que ela era "uma pessoa única, que combinava leveza e propósito em tudo o que fazia". Diversos colegas da vítima comentaram na publicação, lamentando a perda.
Quem era
Veridiana Natucci Niro era uma das 10 pessoas que ocupavam o avião que caiu em Gramado, na serra gaúcha, nesse domingo (22). Veridiana tinha participação na VMT Empreendimentos e atuava como diretora de transformação na empresa Dr. Consulta. Segundo a página do LinkedIn, ela é formada em engenharia naval pela Universidade de São Paulo (USP).
Todas as pessoas que morreram em decorrência do acidente eram seus familiares:
- Bruno Cardoso Munhoz de Guimarães Araújo — ocupante do avião: formado em administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, ele assumiu como diretor da Galeazzi & Associados em 2022, após ter uma passagem de 12 anos como gerente de projetos na empresa. Ele era casado com Veridiana Natucci Niro e pai de Giulia e Mateo, todos vitimados pelo acidente.
- Giulia — ocupante da aeronave: filha de Veridiana e Bruno.
- Matteo — ocupante da aeronave: filho de Veridiana e Bruno.
- Luiz Claudio Salgueiro Galeazzi, 61 anos — dono e piloto do avião: formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele atuava como CEO da Galeazzi & Associados. A empresa tinha mais de 20 anos de experiência em gestão de empreendimentos. O negócio foi fundado pelo pai, Cláudio Galeazzi. A vítima também era sócio da Credeal, tradicional fabricante de cadernos de Serafina Corrêa, no norte do Rio Grande do Sul.
- Tatiana Natucci Niro — ocupante do avião: era esposa de Galeazzi e mãe de três adolescentes que também ocupavam a aeronave — Maria Eduarda, Maria Elena e Maria Antônia Niro Galeazzi. Profissionalmente, Tatiana era sócia administradora da VMT Empreendimentos.
- Maria Eduarda Niro Galeazzi — ocupante do avião: filha de Galeazzi e Tatiana. Ela era adolescente e estudante.
- Maria Elena Niro Galeazzi — ocupante do avião: filha de Galeazzi e Tatiana. Ela era adolescente e estudante.
- Maria Antonia Niro Galeazzi — ocupante do avião: filha de Galeazzi e Tatiana. Ela era adolescente e estudante.
- Lilian Natucci — ocupante do avião: mãe de Tatiana e Veridiana Natucci Niro, consequentemente sogra de Galeazzi e avó das três adolescentes e das duas crianças que estavam na aeronave. Ela também compunha o quadro societário da VMT Empreendimentos com as filhas. A idade não foi divulgada pela assessoria da família.
O acidente
Conforme a Infraero, a aeronave partiu de Canela às 9h15min e teria como destino Jundiaí (SP). No meio do percurso, no entanto, o avião bateu contra a chaminé de um prédio, perto da Avenida das Hortênsias. Na sequência, a aeronave acertou o segundo andar de uma residência e, então, caiu sobre uma loja de móveis. Destroços alcançaram uma pousada.
Segundo relatos de moradores do entorno do acidente, a aeronave teria perdido o controle após acertar a chaminé, acarretando nas colisões envolvendo a casa, a loja de móveis e a pousada. A condição meteorológica foi apontada por especialistas contatados pela Zero Hora como um dos elementos que podem ter sido determinantes para a ocorrência.
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) investiga o caso e deve emitir laudo explicando o que causou o acidente.
Comunicado divulgado pela Dr. Consulta
"Perdemos alguém que marcou a história do dr.consulta e a vida de todos ao seu redor. Nossa querida Veridiana Niro faleceu na manhã deste domingo (22), em um trágico acidente aéreo, junto de seus familiares, na cidade de Gramado.
Veri não era apenas uma colega, era uma inspiração diária. Uma pessoa única, que combinava leveza e propósito em tudo o que fazia. Sua energia contagiava, suas ideias nos faziam enxergar longe, e sua forma de liderar nos conectava com o que realmente importa: cuidar de pessoas.
Mais do que palavras, o impacto que Veri deixou seguirá vivo em cada ação, em cada iniciativa que transformou realidades. Seu jeito de ver o mundo nos ensinou que é possível ir além, juntos, sempre com empatia e humanidade.
Hoje, nos despedimos, mas seguimos com tudo o que ela nos ensinou: acreditar no que fazemos, cuidar uns dos outros e transformar vidas.
Nossos corações estão com sua família e com todos que tiveram o privilégio de conhecê-la.
Saudade eterna, Veri.
Equipe dr.consulta"