A prefeitura de Bento Gonçalves instalou nesta semana, em 20 cruzamentos de ruas da cidade, placas com os dizeres "Não dê esmolas", além de informações oferecidas pela assistência social. A intenção, segundo o poder público, é conscientizar as pessoas a não darem dinheiro para quem vive na rua e fica nos semáforos abordando os motoristas.
A ação integra, segundo a prefeitura, o programa Bento em Ordem. Conforme o secretário municipal de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, atualmente, em Bento Gonçalves, há 15 pessoas que vivem em situação de rua. Outras 32, segundo ele, são atendidos pelos serviços sociais do município, têm residências na cidade, mas em determinados momentos do dia ficam próximas a semáforos pedindo esmolas.
— Essas pessoas são cadastradas em programas governamentais e têm acesso a benefícios, como alimentação e vestuário. Portanto, sabemos que esse dinheiro que elas recebem nas ruas é utilizado para o consumo de álcool e drogas, porque o restante de produtos de necessidades básicas eles já ganham. Levantamos, junto aos locais que essas pessoas costumam frequentar, que o dinheiro é trocado para este fim ilícito — esclarece Virissimo.
O secretário afirma que o município disponibiliza casas de passagens e tem recursos financeiros, vindos do governo federal, para programas voltados à saúde.
— Para poder consumir os ilícitos, essa pessoa que fica pedindo dinheiro na rua prefere não ir para a casa de passagem da prefeitura porque lá é proibido o uso — completa o secretário.
As placas de ruas instaladas têm os dizeres "Não de esmolas, ligue 3055-7357". Esse contato é do Serviço de Abordagem Social, que possui sua sede no Creas (Rua Caetano Darolt, 434, bairro Progresso). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) dispõe da casa de passagem que oferece pernoite, acesso à higiene pessoal e alimentação, e está localizada na Rua Francisco Navarini, 136, no bairro Maria Goretti.