Falta pouco para que o município de Arroio do Sal, localizado no Litoral Norte, veja a população aumentar exponencialmente. O destino, muito procurado por moradores da serra gaúcha, tem pouco mais de 11 mil moradores, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No réveillon 2025, no entanto, são esperadas até 300 mil pessoas, conforme projeção da prefeitura.
Os visitantes poderão conferir ações específicas para o verão, como a nova iluminação, com lâmpadas de LED, em quatro pontos de acesso à faixa de areia mais frequentados: no Centro, em Areias Brancas, em Rondinha e no Balneário Atlântico.
— Gostamos que as pessoas vão para a beira da praia também fora dos horários convencionais, por isso iluminamos esses pontos de beira de praia — explica a secretária municipal de Turismo, Esporte, Juventude e Cultura de Arroio do Sal, Aline Valim.
Outra ação inclui as 17 passarelas, instaladas na cidade após o plano de manejo de dunas, e aprovadas junto com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Aline destaca que, por vezes, elas acabam se desgastando e apresentam rachaduras nas madeiras. Por isso, todas foram revitalizadas e estão prontas para receber os turistas e moradores.
Quem chegar na faixa de areia pela Avenida Brasil vai se deparar com mais oportunidades de lazer. Isso porque está sendo instalada uma segunda quadra de beach tennis, que se soma a uma de futebol e outra de vôlei, que permanecem durante outras estações.
Também estão disponíveis para empréstimo equipamentos para as práticas esportivas. Eles podem ser retirados sem custo junto ao contêiner da prefeitura localizado à frente das quadras.
Pavimentação e nova iluminação
Iniciada há cerca de oito anos, a pavimentação da Avenida Interpraias está em fase final de obras. Recentemente, um trecho recebeu asfalto novo no Balneário Camboim, com um investimento aproximado de R$ 2 milhões, segundo o prefeito Affonso Angst. Agora, resta o ponto entre o Jardim Olívia e o Jardim Olívia Sul.
Angst cita também a troca das lâmpadas de mercúrio e de sódio por de LED em toda a cidade. A estimativa é que 30% do serviço já tenha sido concluído. Também foram revitalizadas todas as 23 guaritas de guarda-vidas instaladas ao longo dos 27 quilômetros de faixa de areia. O prefeito destaca também os investimentos na área da saúde:
— Estamos bem preparados para receber os veranistas e turistas, o pronto atendimento, hoje temos dois médicos clínico gerais e uma equipe com duas enfermeiras e seis técnicas, e agora para o verão vai dobrar, e isso aí o pessoal também valoriza bastante — detalha.
Principais obras e melhorias recentes em Arroio do Sal:
- Concluída: limpeza e revitalização das 17 passarelas sobre as dunas que dão acesso à faixa de areia, e das esteiras de acessibilidade;
- Concluída: pintura do contêiner (finalizada após a ida da reportagem) da Secretaria Municipal de Turismo e organização de uma nova quadra de beach tênis, somando quatro quadras de esportes na faixa de areia;
- Concluída: revitalização das 23 guaritas de guarda-vidas espalhadas ao longo de toda a orla;
- Em fase de conclusão: asfaltamento da Avenida Interpraias, que faz a ligação entre os balneários de Arroio do Sal — está sendo feito ao longo dos últimos anos. Resta apenas o asfaltamento o Jardim Olívia e o Jardim Olívia Sul;
- Em andamento: troca da iluminação antiga de toda a cidade por lâmpadas de LED — cerca de 30% já foram substituídas.
Impactos na economia local
Para o comércio e o setor hoteleiro de Arroio do Sal, a chegada do verão representa a oportunidade de bons negócios. A expectativa é grande no Residencial Niágara, que costuma receber público da serra gaúcha nos 49 imóveis disponíveis para aluguel na região central da cidade. As diárias iniciam em R$ 350.
— Ao que tudo indica vai ter bastante calor, o pessoal gosta de vir para a praia, o tempo ajudando, acho que vai ser muito bom. A maior procura para essa época é de Ano Novo, e a maioria (dos dias) já está com a lotação completa, mas para janeiro e fevereiro ainda tem vagas disponíveis — afirma Cássia Anschau Rick, sócia do residencial.
Cristiano Borges Pereira, proprietário de um quiosque à beira-mar, também demonstra otimismo com a temporada. Será o segundo verão do empreendimento que mantém ao lado da esposa, Karine de Campos Monteiro.
— Aqui nós dizemos que essa é a nossa safra, a época de verão é onde montamos uma estrutura para receber o turista — explica Borges.
Segundo Karine, que também é presidente da Associação dos Quiosqueiros de Arroio do Sal, diversas ações foram feitas com o objetivo de qualificar os profissionais dos cerca de 30 quiosques ativos em toda a faixa de areia. O objetivo é melhorar o atendimento durante o período. Além disso, houve reforço na instalação de banheiros químicos e na coleta de lixo.
Em outro ramo, a empresária Anita Lopes se prepara para o primeiro verão em Arroio do Sal à frente do Piu Gelato, uma sorveteria e cafeteria localizada no Centro. O espaço foi inaugurado em julho de 2024 e fica aberto o ano todo.
— Sentimos a necessidade de coisas diferentes, a cidade vem crescendo, acreditamos cada vez mais no potencial, ainda mais com a vinda do Porto (Meridional), é algo que faltava, (tanto) no meio de semana como no final de semana — explica a empresária.
Para organizar a casa
Morador de Nova Petrópolis, o engenheiro aposentado Albano Luiz Weber foi à Arroio do Sal na última semana de novembro para começar a organização da casa da família. Ele acompanhava uma equipe que fazia a limpeza do telhado e paredes da residência, e destaca as mudanças vistas na cidade nos últimos anos.
— Acredito que faça mais de 30 anos que nós compramos a casa aqui, inclusive Arroio do Sal era um deserto na época, hoje (a cidade) está totalmente construída, está bem movimentada — diz o aposentado, que projeta passar janeiro e fevereiro na residência litorânea.
De Caxias do Sul, Marisa Fátima Boff e o marido Romeu José Boff estavam com as amigas Iris Marlene Elias e Lori Simon enquanto organizavam a casa, em Areias Brancas, para o verão. Eles têm a residência há uma década e, normalmente, vão uma vez por mês ao Litoral para ver as condições da casa.