Mais uma vez, a história se repetiu. O Juventude sofreu um gol decisivo nos minutos finais e viu a vaga às semifinais da Copa do Brasil ficar com o Corinthians. A equipe não conseguiu ter uma boa produção na etapa final do jogo, recuou demais, perdeu o meio-campo e viu o time da casa vencer por 3 a 1.
Após conquistar a vantagem do empate, no Estádio Alfredo Jaconi, com o placar de 2 a 1, a equipe da Serra estava levando o jogo para os pênaltis. Contudo, o time de Jair Ventura não conseguiu ter uma boa atuação diante do time paulista e acabou se despedindo da Copa do Brasil com uma derrota na Neo Química Arena, em São Paulo, na noite desta quarta-feira (11).
O JOGO
O duelo começou com a primeira chegada mais perigosa do Corinthians. Aos cinco minutos, Romero recebeu um cruzamento da esquerda e bateu forte. A bola explodiu no zagueiro Zé Marcos e foi em direção ao goleiro Gabriel, do Juventude.
Nos minutos seguintes, o jogo ficou muito truncado, com disputas no meio-campo. O Corinthians tentava imprimir velocidade, mas o Juventude tinha como objetivo ficar com a bola e fazer o tempo passar, pois o empate servia ao Papo.
A primeira oportunidade do time da Serra veio aos 21 minutos. Alan Ruschel recebeu pelo corredor esquerdo e, de longe, arriscou. A bola desviou na zaga do Corinthians e facilitou a defesa do goleiro Hugo.
Mesmo com três volantes, o time de Jair Ventura dava muito espaço ao time da casa na frente da área e a equipe de Ramón Díaz tentava se aproveitar. Aos 25, Matheus Bidu ficou com a bola depois de um bate e rebate na área e finalizou. A conclusão passou na frente de Gabriel Vasconcellos e se perdeu pela linha de fundo.
Com passar do tempo, o time paulista cresceu no jogo. Já o Juventude foi perdendo terreno no meio-campo. Romero ganhou um belo passe de Talles Magno e bateu na saída do goleiro do Juventude para fazer 1 a 0 ao time da casa, aos 28 minutos.
DOIS GOLS NO VAR
A resposta do Juventude veio no ataque seguinte. Boza deu de calcanhar para Oyama, que encontrou Lucas Barbosa, na entrada da área. Fagner foi proteger para o goleiro Hugo, mas o atacante do Verdão foi mais rápido e tocou para o gol. Contudo, o VAR recomendou revisão e o árbitro anulou, pois o goleiro do Corinthians já tinha o domínio da bola.
Aos 40 minutos, o Juventude chegou ao empate em cobrança de escanteio de Alan Ruschel. O goleiro Hugo foi agarrar, se atrapalhou e com braço esquerdo colocou para dentro do próprio gol. No entanto, após sete minutos de jogo aparado, o VAR chamou o árbitro para nova revisão de uma possível falta dupla de Zé Marcos, mas Wagner do Nascimento confirmou o empate em 1 a 1. Antes do intervalo, Yuri Alberto ainda teve uma grande de chance de colocar o seu time na frente, mas perdeu uma cabeçada livre na pequena área, para sorte do Papo.
SEGUNDO TEMPO
O Juventude iniciou a etapa final classificado com o empate em 1 a 1. As equipes voltaram sem alterações. E logo no primeiro minuto o goleiro do Juventude teve de trabalhar. Charles soltou uma paulada da meia-lua da grande área e o camisa 1 alviverde mandou para escanteio.
O time da casa voltou com uma postura diferente e colocou o Juventude para dentro da sua área nos primeiros minutos. Aos 9, novo perigo contra a meta alviverde. Yuri Alberto achou Garro com liberdade. O camisa 10 saiu na cara do goleiro Gabriel e finalizou para a grande defesa do arqueiro do Ju.
O segundo tempo seguia com sofrimento para o torcedor do Juventude. Aos 20, Coronado arriscou uma finalização de longe e o goleiro Gabriel espalmou no cantinho. Quatro minutos depois, foi a vez de Garro bater de longe e nova defesa de Gabriel.
JUVENTUDE RECUADO
E o jogo virou o ataque do Corinthians contra defesa do Verdão. Aos 26, o goleiro Gabriel operou um milagre em campo. Charles finalizou da intermediária e o arqueiro alviverde chegou rápido para evitar o gol do Corinthians. O respiro do Ju veio com Jadson aos 29. Ele bateu de fora da área e a bola passou perto da trave direita do goleiro Hugo.
De tanto insistir o time paulista chegou ao segundo gol. Garro bateu forte de longe, o goleiro do Juventude espalmou parcialmente e Zé Marcos chegou em um carrinho colocando contra a sua meta, aos 36 minutos.
Com sete minutos de acréscimos, o Juventude ainda esboçou algum ataque, mas encontrava dificuldade, pois apostava apenas na velocidade e não tinha jogadores de criação. A equipe paulista foi para a pressão nos instantes finais. Aos 50, Lucas Freitas salvou uma cabeçada do Corinthians em cima da linha, mas no lance seguinte o time de Jair Ventura não teve a mesma sorte. André Ramalho subiu livre e fez o gol da classificação aos 51 minutos. Um duro golpe para o torcedor do Juventude.
Ficha técnica
Corinthians 3x1 Juventude
Copa do Brasil
Jogo de volta
Data: 11/9 (quarta-feira)
Horário: 21h
Local: Neo Química Arena, São Paulo
Corinthians
Hugo Souza; Fagner (Léo Mana, 2º/42), André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; Raniele (Coronado, 2º/19), Charles (Bidon, 2º/42), Rodrigo Garro; Talles Magno (Giovane, 2º/19), Romero e Yuri Alberto (Caetano, 2º/53). Técnico: Ramón Díaz
Juventude
Gabriel; João Lucas, Danilo Boza, Zé Marcos, Alan Ruschel; Ronaldo, Jadson e Oyama (Lucas Freitas, 2º/19); Erick Farias (Ewerthon, 2º/30) (Marcelinho, 2º/44), Lucas Barbosa (Diego Gonçalves, 2º/30) e Ronie Carrillo (Edson Carioca, 2º/19). Técnico: Jair Ventura
Arbitragem: Wagner do Nascimento Magalhães. Bruno Raphael Pires (Fifa-GO) e Alessandro Álvaro de Matos (BA). No VAR estará Rodrigo Nunes de Sá (Fifa-RJ).
Cartões amarelos: Garro (C), Jair Ventura (J), Fagner (C), Hugo (C), Zé Marcos (J), Ronie Carrillo (J), Ronaldo (J), Romero (C) e Léo Mana (C).
Gols: Romero abriu o placar aos 28 minutos do primeiro tempo para o Corinthians; Hugo Souza marcou contra para o Corinthians aos 40 do primeiro tempo e deixou tudo igual; No segundo tempo, Zé Marcos marcou contra para o Juventude e fez 2 a 1 para o Corinthians; André Ramalho fez o gol da classificação do Corinthians aos 51