O elenco de jogadores do Juventude se reapresenta nesta terça-feira (14), no Centro de Treinamentos do clube. O grupo ganhou folga de quatro dias após a decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de suspender os jogos dos clubes gaúchos em todas as divisões do Campeonato Brasileiro. A iniciativa veio logo após a situação de calamidade que o Rio Grande do Sul passa com a chuva, que deixou um rastro de mortes, enchentes e destruição.
O técnico Roger Machado terá duas semanas para treinar o elenco até a convocação da CBF do conselho técnico da Série A para decidir sobre uma paralisação total da competição. O encontro será no dia 27 de maio. Juventude, Grêmio e Inter encaminharam um uma solicitação pedindo a suspensão da competição por três rodadas. O próprio Ministério do Esportes também havia solicitado a paralisação. Desta forma, a entidade máxima do futebol brasileiro decidiu por convocar os clubes.
Com a suspensão dos confrontos envolvendo clubes gaúchos até o dia 27, o Juventude já deixou de enfrentar Atlético-GO, no Estádio Alfredo Jaconi, e Inter, no Beira-Rio. O clube ainda ainda terá mais dois duelos adiados, contra o Fluminense, no Maracanã, e o Vitória, em Caxias do Sul. Os jogos de ida e volta da terceira fase da Copa do Brasil contra o Inter também foram transferidos.
O último treino do grupo principal do alviverde foi na quinta-feira da semana passada, dia 9. O tempo extra de trabalho servirá para o técnico Roger Machado esvaziar o Departamento Médico. O centroavante Gilberto está em fase final de recuperação de lesão muscular. Da mesma forma, quem pode estar entrando na transição física é o atacante Gabriel Taliari, que ainda não estreou nesta temporada após lesão no joelho. Ao fim do mês, o volante Luís Oyama também pode iniciar os treinamentos com a equipe. O jogador teve uma lesão ligamentar no ombro durante o Gauchão.
Pela tabela da CBF, o próximo jogo do Juventude será dia 1º de junho, sábado, às 16h. Nesta data, o Alviverde encara o Bragantino, no Estádio Nabi Abi Chedid, pela 9ª rodada do Brasileirão. Quanto aos jogos transferidos a CBF ainda não informou em quais datas serão realizados.