Com jogos dos times gaúchos adiados até 27 de maio, a CBF escolheu a data para convocar o Conselho Técnico das equipes da Série A do Brasileirão. A reunião, prevista para ocorrer às 14h na sede da entidade, no Rio de Janeiro, tratará de "aspectos técnicos" das competições, segundo comunicado divulgado pela entidade. A nota não deixa claro que o encontro é para deliberar sobre a paralisação do campeonato, o que é avaliado pela confederação. No entanto, uma postagem da entidade em seu Instagram diz que o assunto será discutido.
"Na conferência, os clubes vão deliberar sobre aspectos técnicos das competições bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e questões de direitos de transmissão e patrocínios", diz o texto publicado pela CBF.
Os clubes gaúchos esperam uma resposta da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nesta segunda-feira (13) sobre a paralisação ou não do Campeonato Brasileiro em virtude da enchente que atinge o Rio Grande do Sul.
Grêmio, Inter e Juventude, os representantes do Estado na Primeira Divisão do futebol nacional, enviaram um ofício à CBF na sexta-feira (10) pedindo o adiamento de três rodadas da competição de pontos corridos para todas as equipes. Até o momento, a Confederação não tomou decisão sobre o caso.
A CBF remeteu, no sábado (11), um ofício às federações estaduais sobre a possibilidade de paralisação das quatro divisões do Brasileirão. Coube às entidades locais realizarem a consulta junto a seus clubes filiados sobre a opinião de cada em relação ao tema.
Embora não tenha sido estipulado um prazo para a resposta, a expectativa é de que a questão seja definida nesta segunda-feira. Não havia, também, uma quantidade de respostas positivas preestabelecidas para que os conselhos das séries A, B, C e D sejam reunidos separadamente para a tomada final de decisão.
Confira a nota da CBF
"Em virtude do estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul, decretado pelos Governos Federal e Estadual, decorrente dos eventos climáticos extremos ocorridos, a CBF adiou no dia 6 de maio todas as partidas envolvendo equipes gaúchas nas competições nacionais (Brasileiro Séries A, C e D, Copa do Brasil, Feminino A1, A2 e A3, e de base) como mandante ou visitante, previstas até o dia 27 de maio de 2024.
Tal decisão foi baseada no ofício no. 57/2024, oriundo da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados.
Neste domingo (12), a CBF convoca reunião do Conselho Técnico Extraordinária para o dia 27 de maio. Na conferência, os clubes vão deliberar sobre aspectos técnicos das competições bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e questões de direitos de transmissão e patrocínios.
A entidade comunica que todos os seus diretores das áreas específicas vão participar da reunião para facilitar ao máximo a deliberação dos clubes."