Adversário do Caxias pela 2ª rodada da Série C, no domingo (28), em João Pessoa, o Botafogo-PB vive um ano de instabilidade. O clube teve três treinadores em quatro meses, e Evaristo Piza fará sua estreia diante da equipe grená no fim de semana.
O clube perdeu o título estadual, nos pênaltis, para o Sousa. Na Copa do Nordeste, a eliminação veio nas quartas de final para o CRB. Contudo, a estreia na Terceira Divisão nacional foi positiva: o Belo derrotou o Floresta, no Ceará, por 2 a 1. Os gols da vitória paraibana foram anotados por Bruno Leite e Joãozinho.
A curiosidade é que o técnico Evaristo Piza acompanhou a partida das arquibancadas do Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza. Anunciado no último dia 15, o treinador não teve seu nome publicado a tempo no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Quem comandou o time foi o auxiliar Marco Antônio. Aos 51 anos, Piza chega para sua terceira passagem pelo time paraibano. Além dele, Cristian de Souza e Moacir Júnior já ocuparam a casamata nesta temporada.
A escalação do Botafogo-PB na partida de estreia na Série C teve: Wallace, Lenon, Reniê, Wendel Lomar e Evandro; Edmundo (Jô), Thallyson, Bruno Leite (Julio Rush), Warley Junior (Will Viana), Gabriel Lima (Joãozinho) e Pipico (Dudu).
O treinador garantiu, após a partida, que está preocupado e atento com o enfrentamento diante do Caxias, às 19h, de domingo. Principalmente pelo fato do Caxias estar mordido depois de sofrer 4 a 0 em casa na largada da competição.
— Jogo perigoso. O Caxias vai ter que dar uma resposta. Temos que nos concentrar e analisar — garantiu Piza.
7 Reforços
Durante a semana de estreia, o Botafogo-PB anunciou sete contratações para a disputa da Série C: o goleiro Caio Alan, o zagueiro Lucas Balardin, os volantes Gama, Lucas Gonçalves e Edmundo, além dos atacantes Joãozinho e Will Viana
O clube compete pelo 11º ano consecutivo na terceira Divisão Nacional. Em 2023, o Botafogo-PB ficou com o 8º lugar na tabela de classificação. Ao todo, o Belo acumula 21 participações na competição e não joga uma Série B desde 1989.
No início do mês, o estádio Joaquim de Almeida Sobrinho, o "Almeidão" teve a capacidade aumentada de 11.600 para 20 mil espectadores, graças a um pedido da diretoria do clube alvinegro a Sejel (Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer) da Paraíba. No entanto, um dos melhores públicos registrados na temporada foi de 2.734 torcedores, pois a maior torcida no Estado da Paraíba é flamenguista e de clubes do sudeste e da região sul do país.