O Caxias inicia a sexta semana de preparação na pré-temporada para o Campeonato Gaúcho, Copa do Brasil e Série C. Neste período, o time do técnico Gerson Gusmão já realizou três jogos-treinos e venceu todos por 1 a 0. O mais recente foi no sábado (6), diante do Avenida. O gol foi marcado pelo zagueiro Cézar Henrique.
O Avenida será um dos adversários do Caxias no Campeonato Gaúcho. O confronto entre os dois times será na penúltima rodada da primeira fase. Já o jogo-treino teve características de um duelo pelo Estadual. Além disso, a busca por uma evolução nos pontos que a equipe ainda precisa melhorar.
— Acho que foi uma movimentação boa contra uma equipe forte. Um adversário com característica da competição que teremos pela frente, que é o Gauchão. Uma equipe que marca forte e boas alternativas de saída. Para nós, foi muito produtivo. Ainda encontramos dificuldade sem a bola. Precisamos ajustar a marcação e pressionar. Na minha avaliação, sem a bola temos que ajustar alguns pontos ainda para sermos mais competitivos. Com a bola, podemos fazer ajustes, mas tem me agradado a posse e a circulação. As movimentações precisam ser ajustadas — avaliou o técnico Gerson Gusmão.
Se na marcação o Caxias ainda precisa evoluir, nas bolas paradas ofensivas, o treinador grená está satisfeito com o aproveitamento.
— Acredito que ainda estamos em evolução. A bola parada vem funcionando. Conseguimos achar o tempo certo de entrar na bola. A nossa batida é com qualidade, então é um aspecto que está pronto para a competição, a bola parada ofensiva. A bola parada defensiva temos que ajustar algumas coisas para oferecer menos perigo. Vejo que estamos no caminho. Tenho sempre elogiado o elenco em termos de trabalho e dedicação — comentou Gerson Gusmão.
Com 35 dias de pré-temporada, o Caxias ainda aprimora alguns fatores relacionados a condição física e ao condicionamento. O meia Peninha sentiu um desconforto muscular na coxa e foi substituído ainda no primeiro tempo. O lateral-esquerdo Peu não foi relacionado para o jogo-treino diante do Avenida. O atleta tem suspeita de uma ruptura de reto femoral e ainda será avaliado.
— Nós fizemos uma pré-temporada muito boa. Eu vejo que a situação do Peninha, é possível de acontecer. Ele sentiu um desconforto. Faz parte, pelo alto nível de treinamento. A lesão do Peu já foi um pouco diferente, algo mais grave, um estiramento. Esperamos que não se tenha mais, porque a recuperação é maior. Fisicamente, nosso time se condicionou muito bem, mas ainda não estamos com os atletas soltos. Na distância mais longa, principalmente. Isso é por ter feito movimentos em distâncias maiores — finalizou Gerson Gusmão.