Quando a fase é boa até as coisas mais difíceis de se imaginar acontecem. Antes criticado pela falta de gols, o atacante David da Hora mostrou ser útil no time de Thiago Carpini, ao marcar um, contra a Chapecoense, e dar duas assistências na vitória sobre o CRB. Quase descartado pela comissão técnica anterior, o lateral Alan Ruschel ressurgiu e assumiu de vez a titularidade no lado esquerdo da defesa alviverde.
E assim como os dois, outros atletas vão ganhando espaço no time ou no elenco. São os casos dos atacantes Vini Paulista e Daniel Cruz. Os jogadores estavam cotados no time que disputará a Copa Federação Gaúcha de Futebol (FGF). Entretanto, se esforçaram para mostrar ao técnico que poderiam fazer parte do grupo principal e já são alternativas no banco de reservas.
Dessa forma, Thiago Carpini vai implementando sua filosofia de trabalho, apoiado pelas três vitórias consecutivas e os 100% de aproveitamento que facilitam o processo de reconstrução da autoestima do grupo.
Mas o elenco alviverde ainda carece de algumas peças. Por isso o treinador indicou a contratação do volante Kady, do Água Santa, reforço a partir de julho. Para a partida de sábado (3), diante do Avaí, o técnico terá que montar um quebra-cabeças para suprir a ausência de um único atleta. Suspenso pelo terceiro amarelo, o volante Mandaca desfalca a equipe contra os catarinenses.
Não há à disposição no elenco um atleta que faça o "box-to-box". O termo inglês se refere ao jogador que aparece tanto na área defensiva quanto na ofensiva. Mandaca é um meio-campista que marca, tem boa troca de passes e pisa na área dos adversários, finalizando a gol. O atleta marcou o terceiro gol, na goleada alviverde sobre o Atlético-GO. Mandaca cabeceou praticamente na pequena área, aproveitando-se da assistência de Nenê.
A alternativa que o treinador vem utilizando com mais frequência, no decorrer do segundo tempo das partidas, é o atacante Robertinho.
— O Robertinho é uma alternativa de não trazer o time muito para trás. Acho que quando você não tem a bola, e mexe muito defensivamente, você não pode abrir mão de ter a posse. Ele é uma alternativa de jogar ali. Sei que ele pode me entregar mais pelo lado do campo, mas ele se propôs a fazer, não estamos inventando. É utilizar as peças que temos da melhor maneira possível — destacou Carpini.
O volante Gehring atua mais como homem de marcação e é opção ao camisa 5 Jean Irmer. Caso seja o escolhido para iniciar o jogo, o garoto terá que se adaptar à função.
A outra possibilidade é a de Kelvyn atuar no meio-campo. O lateral-esquerdo que veio do Ceará fez questão de lembrar em sua chegada que pode atuar neste setor.
— Sou lateral, mas também atuou como volante. Gosto do jogo apoiado, ultrapasso bastante, tenho bom passe e bom término de jogada. Acredito que com minhas características, posso ajudar a equipe nos momentos decisivos — lembrou Kelvyn.
O grupo alviverde fará mais dois treinamentos, pela parte da manhã, para que o técnico Thiago Carpini defina por um destes nomes para iniciar contra o Avaí. A provável formação alviverde terá: Thiago Couto; Reginaldo, Danilo Boza, Zé Marcos e Alan Ruschel; Jean Irmer, Robertinho (Kelvyn ou Gehring), Jadson e Nenê; David e Rodrigo Rodrigues.