Fim do Campeonato Gaúcho 2023 e de uma grande campanha do Caxias. O segundo lugar no estadual valorizou o elenco grená. Os destaques da equipe despertaram interesse de clubes de divisões superiores do futebol nacional. Com isso, a diretoria acerta os detalhes para possíveis saídas e também para a chegada de novos reforços visando a Série D do Brasileirão.
O objetivo é manter a base vitoriosa do Gauchão e chegar forte na disputa da quarta divisão nacional, em busca do sonhado acesso. No entanto, possíveis saídas são consideradas normais pela valorização dos jogadores.
— Sobre perder jogadores é normal, faz parte do futebol. Neste momento, o Caxias está numa divisão menor e os outros clubes procuram. O time foi formado com convicção, todos têm contrato. Para levar, precisa pagar a multa. É o mercado. Se perder, vamos repor — comentou o técnico Thiago Carvalho.
Até o momento, o elenco conta com uma baixa confirmada. O atacante Jean Dias irá para o Inter. Os dois clubes acertaram a negociação com o pagamento de multa, que gira em torno de R$ 300 mil. O clube buscará reposição para essa saída do elenco.
— Quero dar os parabéns ao profissional Jean Dias. Sempre se dedicou e agradeceu a diretoria. Ele vai para o Inter e o Inter pagará a multa rescisória. Desejamos muito êxito na carreira dele — admitiu o vice de futebol Paulo Cesar Santos, que admitiu a chegada de pelo menos três reforços na reapresentação do elenco na próxima quinta-feira (13):
— Temos algumas situações pontuais no elenco, de algumas propostas, mas já estamos trabalhando com reforços. Posso assegurar que estaremos com, no mínimo, três reforços chegando na reapresentação. Vamos dar sequência no trabalho para buscar a Série D.
Outros jogadores do elenco do Caxias têm sondagens de outros clubes, mas nada de proposta oficial. A direção grená só aceita conversar se houver o pagamento da multa rescisória prevista em contrato. Outros dois atletas têm o contrato no fim: os atacantes Richard e Vinicius Spaniol. O primeiro não deve permanecer e o segundo deve ter o vínculo renovado.
— A saída e a chegada de atletas é natural. Nós já temos conversado. Estamos planejando há algum tempo. Sondagem, o empresário joga o nome para todo lado. Já chegou o ponto de empresário, não agora, de me oferecer jogador que era meu. Existem empresários e empresário. Oficialmente, só chegou mesmo do Jean Dias. Quero parabenizar a forma ética que a diretoria do Inter tratou. Sondagem ouço a todo momento, mas proposta não — mencionou o executivo Marcelo Segurado.
REFORÇOS
O Caxias tem encaminhado a contratação de reforços para a Série D. Além do setor ofensivo, o clube deve reforçar também a defesa e o meio-campo.
— Nós temos a necessidade de buscar dois atacantes de velocidade e as outras posições, eu quero deixar a critério porque tem todo um contexto. Pode ser que chegue um que não seja dessa posição, pensando no elenco a longo prazo. É necessário ter mais atletas em outras posições como zagueiro, volante, porque tem mais contato e recebem mais cartão — comentou Segurado.