Nenê é o novo reforço do Juventude para a sequência da temporada. O meia, de 41 anos, chega a Caxias do Sul como a grande contratação alviverde para a Série B do Campeonato Brasileiro. Em uma negociação rápida para o acerto com o Ju, o jogador que se despediu do Vasco da Gama nesta semana e aceitou encerrar a carreira como atleta no Verdão.
O técnico Pintado, do Juventude, teve papel importante na contratação de Nenê. A relação do treinador e do jogador foi decisiva para o início das conversas do clube com o staff do meia. Então, a direção e o departamento de futebol começaram a avaliar a possibilidade de contratá-lo. Com a definição que seria um grande reforço para o elenco, o Ju começou a planejar as ações para o meia vestir a camisa do Juventude. A negociação foi rápida e começou na semana passada.
Nenê fez uma proposta inicial, que não estava no patamar estabelecido pela direção alviverde. Com isso, o Juventude fez uma contraproposta e ele aceitou. Por isso, a negociação foi rápida e teve a colaboração do jogador. O salário acertado gira em torno de R$ 120 mil e tem uma premiação, prevista em contrato, em caso de acesso à Série A do Brasileirão. O Juventude pagará integralmente os vencimentos do atleta, ou seja, sem ajuda de nenhum investidor.
Já estava previsto no planejamento do Juventude que após o Gauchão haveria um incremento financeiro para a disputa da Série B na comparação com o Gauchão. Com isso, a folha salarial deve passar de R$ 1 milhão. No Estadual, era praticamente metade desse valor.
Na negociação para contratar Nenê, a direção alviverde chegou a condicionar em contrato a possibilidade de uma renovação automática para 2024, em caso de acesso, mas não foi aceito por ele. O meia já tem um acordo para voltar ao Vasco no ano que vem em uma função para dar início à sua carreira fora de campo "em uma nova função". Com isso, o vínculo do meia com o Ju encerra ao final da Série B deste ao ano.
Nenê chega ao Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, nesta quinta-feira (13), por volta das 14h. A partir disso, o atleta realizará exames, assinará contrato e com o início dos treinos ficará definida a data de estreia na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.
O meia disputou 11 jogos neste ano pelo Vasco e foi titular apenas duas vezes. Seu último jogo foi na derrota por 3 a 1 para o Flamengo, no segundo jogo da semifinal do Carioca, realizado no dia 19 de março.