As estreias recentes do Juventude no Campeonato Gaúcho têm sido um problema. Desde 2017, o Verdão venceu somente uma vez na primeira rodada. Nas últimas três temporadas, foram três derrotas e todas, justamente, para o Inter, primeiro adversário neste ano, no jogo que acontece sábado (21), às 19h, no estádio Beira-Rio.
Nas últimas seis partidas de estreia no Gauchão, o Juventude conseguiu somente uma vitória. Foi em 2019. Naquele ano, o Verdão derrotou o Pelotas no Estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, por 1 a 0, gol marcado pelo meia Denner. Naquele ano, o Verdão começava uma reconstrução, após o rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro.
Nos últimos três anos, o Juventude enfrentou o Inter e perdeu todas. Em 2020, ainda antes do início da pandemia do coronavírus, o Verdão recebeu o Inter no Jaconi e perdeu por 1 a 0. Já em 2021, novo encontro, dessa vez no Estádio Beira-Rio, e outra vez os colorados venceram por 1 a 0. No ano passado, sob o comando de Jair Ventura, novo revés, por 2 a 1, em casa.
Relembre as estreias do Juventude desde 2017
2017- Juventude 0x0 Brasil-Pel - 29/1
Em 2017, ano seguinte ao acesso à Série B, o Juventude começou o Gauchão com Paulo César Parente como treinador. O time alviverde iniciou o Estadual no Estádio Alfredo Jaconi. Em jogo truncado, o Verdão empatou em 0 a 0 com o Brasil-Pel. O time alviverde, treinado jogou com: Douglas; Bruno Ribeiro, Anderson Marques, Ruan e Pará; Wanderson, Lucas, Wallacer (Hugo), Felipe Lima e Murilo (Caprini); Caion (Sananduva).
2018 - Brasil-Pel 3x1 Juventude - 17/1
Se em 2017, o Ju empatou na estreia, no ano seguinte foi com derrota. Novamente contra o Brasil-Pel, o time alviverde criou uma série de chances de gol, mas falhas individuais foram decisivas para a derrota em Pelotas. 3 a 1 para o Brasil-Pel, no Estádio Bento Freitas.
A equipe alviverde era comandada por Antônio Carlos Zago e atuou com: Matheus Cavichioli; Vidal, Micael, Maurício e Mateus Santana; Amaral (Caprini), Bruninho, Bruno Ribeiro (Denner) e Felippe Matheus (Gabriel Valentini); Jô e Guilherme Queiroz.
2019 - Pelotas 0x1 Juventude - 20/1
O ano de 2019 marcava o início de uma reconstrução alviverde após o rebaixamento para a Série C. O primeiro jogo daquela temporada foi diante do Pelotas, no Estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande. Com um gol do meia Denner, cria da base, logo no início do jogo, o time então treinado por Luiz Carlos Winck venceu por 1 a 0 a equipe da Zona Sul do Estado na abertura do Gauchão.
O Juventude atuou com: Marcelo Carné, Vidal, Genílson, Victor Salinas e Lucas Pavone; Rafael Jataí, Mateus Santana e Bruno Camilo (Rodrigo Ancheta); Gabriel Valentini (Dimitry) e Denner (Dionas Bruno); Dalberto.
2020 - Juventude 0x1 Inter - 23/1
Um ano depois, o Juventude iniciou tropeçando em casa. Em jogo marcado por lances polêmicos, o time alviverde foi derrotado, no Estádio Alfredo Jaconi, por 1 a 0, para o Inter. O gol colorado foi marcado por Thiago Galhardo, ainda no primeiro tempo, em cobrança de pênalti.
A equipe de Marquinhos Santos jogou boa parte da partida com um jogador a menos, após expulsão do zagueiro Genilson, no lance que originou o gol. O Ju atuou com: Marcelo Carné; Samuel Santos, Genilson, Reynaldo e Eltinho (Felippe); João Paulo; John Lennon, Marciel, Pedro Ken (Clayton) e Bruno Alves; Wallace (Odivan).
2021 - Inter 1x0 Juventude - 1/3
A estreia do Juventude no Campeonato Gaúcho e na temporada 2021 foi com um tropeço. A equipe alviverde foi até Porto Alegre enfrentar o Inter no Estádio Beira-Rio e perdeu por 1 a 0. O gol colorado foi marcado por Guilherme Pato, aos 13 minutos do primeiro tempo, e o Verdão não conseguiu a reação para empatar.
O time de Marquinhos Santos jogou com: Marcelo Carné; Igor (Paulo Henrique), Cleberson, Emerson e Eltinho; João Paulo, Gustavo Bochecha (Renan Bressan) e Yago (Sorriso); Matheuzinho, Capixaba (Roberto) e Matheus Peixoto (Rafael Grampola).
2022 - Juventude 1x2 Inter - 26/1
O ano de 2022 não foi nada bom para o Juventude e já começou com derrota. Na estreia do Gauchão novamente diante do Inter, no Estádio Alfredo Jaconi, tropeço. Mesmo com uma boa atuação, especialmente na primeira etapa, o time alviverde foi derrotado por 2 a 1. Maurício e Yuri Alberto marcaram para os colorados, enquanto Ricardo Bueno, de pênalti, descontou.
O time então treinado por Jair Ventura atuou com: William; Rodrigo Soares, Danilo Boza, Rafael Forster (Moraes), William Matheus; Jadson, Darlan, Chico (Hélio Borges); Capixaba (Dudu), Guilherme Parede (Rodrigo Bassani), Ricardo Bueno (Vitor Gabriel).