A estreia do Juventude no Campeonato Gaúcho e na temporada 2021 foi com um tropeço. A equipe alviverde foi até Porto Alegre, nesta segunda-feira (1), enfrentar o Inter no Estádio Beira-Rio e perdeu por 1 a 0. O gol colorado foi marcado por Guilherme Pato, aos 13 minutos do primeiro tempo, e o Verdão não conseguiu a reação para empatar.
O time do técnico Marquinhos Santos volta a campo na próxima quinta-feira (4), às 21h30min, contra o São Luiz. O jogo será no Estádio Homero Soldatelli, em Flores da Cunha, pela segunda rodada do Campeonato Gaúcho.
Dificuldade inicial
O Juventude foi escalado pelo técnico Marquinhos Santos com três reforços entre os titulares. O zagueiro Cleberson, o meio-campista Yago e o centroavante Matheus Peixoto. Com essas novidades e a base do time que conseguiu o acesso à Série A, o Verdão começou com muitas dificuldades. Com uma marcação mais baixa e com pressão colorada nos momentos que tinha a bola, o Ju pouco jogava.
O Inter, com a base do time sub-20, dominava o começo da partida e assustou pela primeira vez aos sete minutos. Pela direita, o atacante Guilherme Pato cruzou na segunda trave e Nicolas chegou atrasado. A bola passou pela linha de fundo. O domínio colorado com mais organização e mais posse de bola foi transformado em gol. Aos 13 minutos, Johnny fez o passe nas costas do lateral-esquerdo Eltinho, Guilherme Pato recebeu dentro da área e finalizou forte cruzado. Marcelo Carné nada pode fazer. Inter 1x0 Juventude.
Aos 17, o meia Lucas Ramos cobrou falta, da intermediária, no canto direito e o goleiro Marcelo Carné salvou. O camisa 1 alviverde espalmou. O Juventude chegou a empatar o jogo aos 20 minutos. O centroavante Matheus Peixoto fez o passe para Matheuzinho, que recebeu em posição de impedimento, e marcou. O árbitro anulou. A partir desse momento, o Verdão começou a se soltar e cresceu no jogo.
O Juventude conseguiu trocar mais passes e chegar ao ataque. Aos 27, Capixaba cruzou na área, Matheus Peixoto conseguiu escorar e o lateral-esquerdo Eltinho chegou batendo forte. A bola desviou na zaga colorada e passou perto da trave esquerda do goleiro Daniel. Aos 37, Igor cruzou e Matheus Peixoto cabeceou no meio do gol para defesa de Daniel. No minuto seguinte, Capixaba cruzou na segunda trave e Matheuzinho cabeceou fraco para defesa tranquila do goleiro Daniel. Mesmo com a melhora do Juventude, o primeiro tempo terminou com vitória colorada.
— A gente tinha uma estratégia de jogo, mas tivemos que mudar forma de jogar após o gol. Mudamos para melhorar. Começamos a pressionar o Inter na saída de bola e dominamos mais o meio — disse Matheuzinho, em entrevista à TV, no final do primeiro tempo.
Melhora alviverde
Precisando buscar o resultado, o técnico Marquinhos Santos mudou o time no intervalo. O meia Renan Bressan entrou no lugar de Gustavo Bochecha. Aos sete minutos, Eltinho colocou na área e Matheus Peixoto desviou. O zagueiro Cleberson finalizou fraco nas mãos de Daniel. No minuto seguinte, Johnny não dominou e Amaya chegou batendo de primeira. A bola foi no centro do gol Carné pegou.
Aos oito minutos, o Juventude voltou a criar uma boa chance. Yago foi até a linha de fundo e cruzou na área. O meia Renan Bressan cabeceou e Daniel defendeu firme. No entanto, a resposta do Inter foi imediata. Aos 10, Lucas Ramos cobrou falta e obrigou Carné fazer boa defesa no canto esquerdo.
Aos 14 minutos, o Juventude quase empatou, mas parou em duas defesas espetaculares do goleiro Daniel. O atacante Capixaba foi até a linha de fundo pela esquerda e cruzou na pequena área. Matheuzinho cabeceou e o camisa 1 do Inter defendeu. No rebote, de novo Matheuzinho, de cabeça, e nova defesa de Daniel. Na sobra, a zaga colocou para escanteio.
Melhor que o Inter, com mais domínio na segunda etapa, o Juventude já demonstrava que merecia, pelo menos, o empate. Aos 20 minutos, o centroavante Matheus Peixoto chegou na área e finalizou no centro da meta defendida por Daniel. Aos 31, o meia Renan Bressan cobrou falta na área e Cleberson cabeceou perto da trave esquerda. Mesmo melhor em relação ao primeiro tempo, o domínio alviverde não foi suficiente.
No último minuto, lance final, aos 51 minutos, o zagueiro Cleberson ajeitou e encontrou Matheuzinho entre os zagueiros. Da entrada da área, ele finalizou na trave direita. Fim de jogo: Inter 1x0 Juventude.
FICHA TÉCNICA
Inter 1x0 Juventude
Campeonato Gaúcho 2021 - 1ª rodada
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Data: 1/3/2021
INTER
Daniel; Lucas Mazetti (Igor Pereira, 27/2º), Pedro Henrique (Tiago Barbosa, 36/2º), João Félix e Léo Borges; Johnny, Lucas Vital (João Pedro, 46/2º), Lucas Ramos e Nicolas (Amaya, int); Guilherme Pato e Vinícius Mello (Matheus Cadorini, 27/2º). Técnico: Fábio Matias.
JUVENTUDE
Marcelo Carné; Igor (Paulo Henrique, 39/2º), Cleberson, Emerson e Eltinho; João Paulo, Gustavo Bochecha (Renan Bressan, int) e Yago (Marcos Vinicios, 36/2º); Matheuzinho, Capixaba (Roberto, 32/2º) e Matheus Peixoto (Rafael Grampola, 39/2º). Técnico Marquinhos Santos.
Gol: Guilherme Pato, aos 13 minutos do primeiro tempo.
Árbitro: Douglas Schewengber da Silva, auxiliado por Jorge Eduardo Bernardi e Michael Stanislau
Cartões Amarelos: João Paulo, Emerson e Paulo Henrique (J); Amaya, Guilherme Pato e Tiago Barbosa (I).