A Copa do Brasil 2021 terá o sorteio dos confrontos da primeira fase nesta terça-feira (2), às 15h, na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Assim, o Juventude irá conhecer o adversário inicial na competição de mata-mata. No ano passado, o time alviverde enfrentou o Coruripe-AL e se classificou após empate em 0 a 0.
Na primeira fase, os jogos acontecem nas semanas dos dias 10 e 17 de março, e os clubes piores colocados no ranking da CBF, dos potes E, F, G e H, jogam em casa. Os times visitantes terão a vantagem de jogar pelo empate para classificar.
O Juventude está no pote B e irá jogar fora de casa contra uma das equipes do pote F. Os possíveis adversários são: Águia Negra-MS, Cianorte-PR, Gama-DF, Guarany de Sobral-CE, Mirassol-SP, Murici-AL, Palmas-TO, Sergipe-SE, União Rondonópolis-MT ou Goianésia-GO.
Neste ano, o torneio terá uma fase a menos. Com isso, os clubes da Libertadores (Atlético-MG, Inter, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Fluminense, Grêmio e Santos) e os campeões da Série B (Chapecoense), Copa do Nordeste (Ceará) e Copa Verde (Brasiliense), que entravam nas oitavas de final, agora ingressam na terceira fase. Mais uma equipe via Campeonato Brasileiro Série A (Athletico-PR), também entra na terceira fase.
Copa do Brasil 2021
Primeira Fase
80 clubes distribuídos em 40 confrontos
Segunda Fase
40 clubes distribuídos em 20 confrontos
Terceira Fase (com entrada dos 12 classificados)
32 clubes distribuídos em 16 confrontos
Oitavas de Final
16 clubes distribuídos em 8 confrontos
Quartas de Final
8 clubes distribuídos em 4 confrontos
Semifinal
4 clubes distribuídos em 2 confrontos
Final
2 clubes distribuídos em 1 confronto